https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/issue/feedREGRASP - Revista para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo2024-09-30T04:15:02+00:00REGRASP - Revista para Graduandosrevistaregrasp@ifsp.edu.brOpen Journal Systems<p>A Revista para Graduandos - <em>REGRASP</em> é uma revista científica do IFSP/<em>Campus</em> São Paulo, cujo objetivo é divulgar pesquisas de graduandos, docentes e pesquisadores, do IFSP ou de outras instituições, realizadas nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas (Base CNPq), ligadas aos cursos do campus, tais como: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Educação, Engenharias, Letras, etc. </p>https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1221Expediente2024-09-30T04:15:01+00:00REGRASP Revista para Graduandosrevistaregrasp@ifsp.edu.br<p>Expediente v9 n2</p>2024-09-30T04:08:02+00:00##submission.copyrightStatement##https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1222Apresentação2024-09-30T04:15:01+00:00REGRASP Revista para Graduandosrevistaregrasp@ifsp.edu.br<p>Apresentação v9 n2</p>2024-09-30T04:08:53+00:00##submission.copyrightStatement##https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1198DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE ITERATIVO EM PYTHON PARA RECONHECIMENTO DE SOLO DA ÁREA ESCOLHIDA PELO USUÁRIO NA CIDADE DE VOTUPORANGA-SP.2024-09-30T04:15:01+00:00Bruno Henrique Serpa Palmieribh.serpa@icloud.com<p>O estudo preliminar do solo é uma etapa fundamental para o desenvolvimento de uma obra, envolvendo métodos como o ensaio SPT (<em>Standard Penetration Test</em>). No entanto, muitas obras negligenciam a importância desse estudo, resultando em estruturas dimensionadas de maneira incorreta e problemas futuros. Nesse contexto, foi desenvolvido um software iterativo que usa informações de um banco de dados próprio (relatórios de sondagem) e as apresentam nas respectivas regiões de ocorrência no município de Votuporanga/SP. Dessa forma, por meio do aplicativo, o usuário pode visualizar o mapa da cidade e conhecer relatórios de sondagem já realizados na área de interesse. O software visa auxiliar as empresas de sondagem na escolha adequada do método e ferramentas para a execução do ensaio, ao fornecer conhecimento prévio sobre as características do solo local. A programação em Python permite a automatização do processo, garantindo uma fácil interpretação para os usuários. Espera-se que o aplicativo contribua para a melhoria dos procedimentos de reconhecimento de solos na cidade de Votuporanga, além de fornecer informações específicas sobre o solo em uma determinada região, facilitando a adoção de melhores práticas e ferramentas.</p>2024-09-30T04:10:53+00:00##submission.copyrightStatement##https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1199BENCHMARKING DE DESEMPENHO DAS CINCO MELHORES COMPANHIAS AÉREAS DA AMÉRICA DO SUL SEGUNDO A SKYTRAX2024-09-30T04:15:01+00:00Victor Manoel Souzavictor.manoel@aluno.ifsp.edu.brNatalya Reis da Silvarnreissilva@gmail.comRodrigo Ribeiro de Oliveirarodrigo.oliveira@ifsp.edu.brGloria Edith Molinarigloriaemolinari@gmail.comWellington GONÇALVESwellington.goncalves@ufes.br<p><span style="font-weight: 400;">O turismo na América Latina tem se intensificado ao longo dos anos e, um dos prováveis responsáveis por essa intensificação, é o uso do modal de transporte aéreo. Desta forma, como desdobramento dessa intensificação há uma acentuada procura por serviços de transporte aéreo, o que tem levado as empresas a reverem seus processos e, adequarem às realidades requeridas por usuários. Assim, o presente artigo objetivou analisar quantitativamente as cinco melhores companhias aéreas da América do Sul - ranqueadas pela Skytrax 2023 - mediante a realização de um </span><em><span style="font-weight: 400;">benchmarking </span></em><span style="font-weight: 400;">de desempenho que mensura critérios diversificados referentes aos serviços prestados por essas empresas. Para tanto, foram utilizados dados quantitativos disponíveis nas plataformas “TripAdvisor” e “Decolar.com”, referentes à classificação dos clientes sobre alguns critérios relacionados a: Latam, Azul, JetSmart, Sky Airline e Avianca, dados coletados em agosto de 2023. Os resultados obtidos contradizem o estudo da Skytrax</span> <span style="font-weight: 400;">que elegeu a Latam Airline como a melhor companhia aérea, posto que a Azul Linhas Aéreas obteve as melhores médias nas plataformas utilizadas nesta pesquisa. Verificou-se, também, que as companhias aéreas precisam elevar o nível de qualidade para melhor atender os passageiros, principalmente no que tange ao conforto, uma vez que as melhorias nos serviços de transporte aéreo irão influenciar diretamente na cadeia</span> <span style="font-weight: 400;">turística. Ademais, recomenda-se, para estudos futuros, que seja realizado uma análise da qualidade dos critérios de "conforto" e "comida", em que ambos obtiveram as menores notas de acordo com a Tabela 1.</span></p>2024-09-30T04:11:32+00:00##submission.copyrightStatement##https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1200SISTEMA ESTIMADOR DE NÚMERO DE PESSOAS EM RECINTOS POR ANÁLISE DE IMAGENS2024-09-30T04:15:02+00:00Juliana Nunes da Silvajuuhnunes0@gmail.comPamela Klebis Nogueirapamelakna@gmail.comRicardo Piresricardo_pires@ifsp.edu.br<p style="line-height: 100%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">Este trabalho tem como proposta desenvolver um sistema capaz de estimar o número de pessoas dentro de um recinto a partir do uso de diferentes técnicas, tais como YOLO, LBPH, rede neural e interpolação polinomial com diferenças entre imagens. Foram usadas imagens sintéticas criadas por meio do programa Blender. Com o YOLO, observou-se uma boa acurácia apenas em ambientes com poucos indivíduos. LBPH apresentou melhores resultados na faixa de 40 a 90 pessoas. A interpolação polinomial com diferenças entre imagens apresentou melhorias na precisão da contagem em relação às outras técnicas. A aplicação de redes neurais não apresentou resultados satisfatórios.</span></p>2024-09-30T04:12:15+00:00##submission.copyrightStatement##https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1202USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O RECONHECIMENTO DE EMOÇÕES EM IMAGENS2024-09-30T04:15:02+00:00Daniel de Andrade Mouradmoura@ifsp.edu.brMatheus de Luna Guerharthimatheus.guerharthi@aluno.ifsp.edu.brRicardo Piresricardopires29@gmail.comCauê Coelho Rangelcaue_rangel_@hotmail.comAline Gadelha Oliveiraalinegadelhaoliveira@gmail.com<p>O reconhecimento de elementos a partir da expressão facial é de fundamental importância na comunicação humana, pois ela faz parte da linguagem não verbal. Uma máquina que seja capaz de reconhecer emoções pode ser usada em pesquisas, na avaliação de pacientes em hospitais etc. Tendo isto em vista, o presente trabalho apresenta os resultados obtidos com o uso de um sistema de inteligência artificial desenvolvido utilizando a linguagem Python, em duas etapas: detecção de faces e reconhecimento de emoções a partir de imagens. Ao final do desenvolvimento e dos testes, o sistema alcançou acurácia de 92% na identificação de emoções contrastantes, por meio do uso de rede neural convolucional.</p>2024-09-30T04:12:58+00:00##submission.copyrightStatement##https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1211ESTUDOS DE CASOS PARA O PRÉ-DIMENSIONAMENTO E ESTIMATIVAS DE CUSTOS DE ENCONTROS DE PONTES2024-09-30T04:15:02+00:00beatriz Adolfo Pereira da Silvaadolfo.beatriz@aluno.ifsp.edu.brAdriele Trindade Lemesa.lemes@aluno.ifsp.edu.brGustavo Cabrelli Nirschlnirschl@ifsp.edu.br<p>Como qualquer obra de engenharia, as pontes demandam um custo estimativo para fornecer contribuições para uma melhor escolha dos materiais, processos construtivos e modelo estrutural adotado. Atualmente, no Brasil, há pelo menos um balizador público, no qual oferece um simulador de custos para uma obra de ponte, disponível em Fundação Getúlio Vargas (2019), de autoria da FGV, IBRE e DNIT. Para funcionamento do simulador, o usuário deve escolher a região da obra, seu porte, seu tipo e sua área construída, recebendo como resultado o custo estimativo total da obra. Os tipos disponíveis são: ponte ou viaduto em longarinas de concreto armado; em balanços sucessivos; e passagem inferior em concreto armado. Dessa forma, não há estimativas para outros tipos de pontes, além dos citados anteriormente, e não há divisão dos custos estimativos da estrutura entre suas partes, como encontros, pilares, fundações e superestrutura. Neste artigo, apresentam-se os resultados dos estudos de casos de encontros de algumas pontes, com o intuito de encontrar relações de seu pré-dimensionamento e custo estimativo, a fim de contribuir para a futura criação de um <em>software</em>.</p>2024-09-30T04:13:39+00:00##submission.copyrightStatement##