https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/issue/feedREGRASP - Revista para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo2025-06-15T23:35:13+00:00REGRASP - Revista para Graduandosregraspifsp@gmail.comOpen Journal Systems<p>A Revista para Graduandos - <em>REGRASP</em> é uma revista científica do IFSP/<em>Campus</em> São Paulo, cujo objetivo é divulgar pesquisas de graduandos, docentes e pesquisadores, do IFSP ou de outras instituições, realizadas nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas (Base CNPq), ligadas aos cursos do campus, tais como: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Educação, Engenharias, Letras, etc. </p>https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1263Expediente2025-06-15T23:35:12+00:00REGRASP Revista para Graduandosregraspifsp@gmail.com<p>Expediente v10n2</p>2025-06-15T21:42:42+00:00##submission.copyrightStatement##https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1264Apresentação2025-06-15T23:35:12+00:00REGRASP Revista para Graduandosregraspifsp@gmail.com<p>Apresentação v10n2</p>2025-06-15T21:45:10+00:00##submission.copyrightStatement##https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1188NARRATIVA, HISTÓRIA E IDENTIDADE2025-06-15T23:35:12+00:00Thomaz Machado Silvathomazms123@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Pretende-se, neste artigo, realizar o cotejo dos romances </span><em><span style="font-weight: 400;">Gaibéus </span></em><span style="font-weight: 400;">(1939), de Alves Redol, e </span><em><span style="font-weight: 400;">Terra Morta </span></em><span style="font-weight: 400;">(1949), de Castro Soromenho, tendo em vista a proximidade de ambas as obras com uma “narrativa histórica”. </span><span style="font-weight: 400;">Problematizar</span><span style="font-weight: 400;">-se-ão os modelos analíticos tradicionais acerca da categoria ‘romance histórico’ a partir da crítica pós-colonial e pós-moderna, com especial ênfase nas propostas de Ashcroft (1989) Bhabha (2013), Brugioni (2019) e Hall (2020). Por fim, comparar-se-á a configuração das instâncias espaço-temporais nas obras, discutindo sua relação com a constituição identitária da subalternidade. Concluiu-se que, apesar das proximidades dos projetos estéticos de ambos os autores, constroem-se historicidades distintas, refletoras das especificidades histórico-materiais, análogas às dinâmicas entre o centro e a periferia do capital/colonialismo.</span></p>2025-06-15T21:46:52+00:00##submission.copyrightStatement##https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1203A CASA E O ENGENHO2025-06-15T23:35:12+00:00João Artur Rodrigues Fernandesarturfernandes986@gmail.comYngrid Cecília Teixeira Maiayngrid.maia.702@ufrn.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho tem por objetivo tecer uma análise comparativa entre as narrativas </span><em><span style="font-weight: 400;">Menino de Engenho</span></em><span style="font-weight: 400;">, de José Lins do Rego, e </span><em><span style="font-weight: 400;">Por parte de pai</span></em><span style="font-weight: 400;">, de Bartolomeu Campos de Queirós, dando um enfoque para como são representadas as infâncias em cada narrativa, a partir da construção de seus meninos protagonistas. Para tanto, recorreu-se aos pensamentos de Bachelard (1988), que discorre acerca de questões como a solidão e o devaneio durante a infância, bem como Lajolo (1997), que discute a construção da figura infante na literatura. Através desse exercício comparativo, foi possível perceber como cada uma das obras apresenta uma infância distinta e que se afasta de uma representação socialmente cristalizada dessa fase. No entanto, em ambas as narrativas, observa-se a presença constante da solidão e, consequentemente, do devaneio, por parte das personagens protagonistas, os quais são propulsores para a criação de mundos vários. </span></p>2025-06-15T21:47:56+00:00##submission.copyrightStatement##https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1218A VISÃO DO PROJETO DE ELEVADORES PELA ARQUITETURA2025-06-15T23:35:12+00:00Melissa Grazielle Araújomelissagaraujo@gmail.comMariana Evelyn Souza Inadamariana.inada@gmail.comArmando Traini Ferreiratraini@ifsp.edu.br<p>O sistema de elevadores é crucial na construção civil, especialmente para edifícios altos. Compreender as possibilidades arquitetônicas desse sistema e suas necessidades como subcomponente essencial da edificação é fundamental na formação do arquiteto, destacando a necessidade de uma abordagem multidisciplinar na compatibilização dos diversos subsistemas da construção. Este trabalho investiga o sistema de elevadores do ponto de vista arquitetônico, desde a experiência acadêmica até a prática profissional. A pesquisa analisa os componentes principais dos elevadores, suas implicações no design, percepção dos usuários e a integração do sistema nos projetos universitários. A análise aponta inconsistências entre o projeto inicial e as necessidades reais dos elevadores, muitas vezes tratados como um complemento final. Destaca-se a importância de uma abordagem multidisciplinar e da interação com profissionais e fabricantes desde a academia, usando ferramentas específicas para uma visão integrada e eficaz dos elevadores na arquitetura.</p>2025-06-15T21:48:56+00:00##submission.copyrightStatement##https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1219AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS OBTIDOS NOS ENSAIOS ÍNDICE CBR E PENETRÔMETRO COM ANEL DINAMOMÉTRICO2025-06-15T23:35:12+00:00Hugo Villa Rodrigueshugo.villa@aluno.ifsp.edu.brVitória Zignani Saesvitoria.saes@aluno.ifsp.edu.brCristiane Prado Marincrismarin@ifsp.edu.br<p>O objetivo deste estudo é estabelecer uma correlação entre os resultados obtidos nos ensaios Índice CBR e Penetrômetro com Anel Dinamométrico para fins de pavimentação. A pesquisa segue procedimentos metodológicos que envolvem testes de compactação em amostras de solo, medições de resistência à penetração e Índice CBR. Os resultados indicam uma relação entre os valores de resistência obtidos pelo Penetrômetro e o índice CBR, demonstrando a viabilidade de correlacionar esses dois métodos para avaliar a capacidade de suporte do solo. Conclui-se que a correlação das técnicas estudadas indica uma boa eficiência do Penetrômetro com Anel Dinamométrico, principalmente para uma rápida obtenção de parâmetros do solo, se destacando pela praticidade da execução do ensaio.</p>2025-06-15T21:49:50+00:00##submission.copyrightStatement##https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1220IMPACTOS DA PANDEMIA NA SOCIABILIDADE INFATIL: DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA2025-06-15T23:35:13+00:00ANA CECILIA PECANHA DIMASanaceciliapecanha76@gmail.com<p>O presente estudo analisa os impactos da pandemia de Covid-19 na sociabilidade infantil e nos desafios enfrentados no ensino de história, com o objetivo de identificar estratégias que promovam um aprendizado mais eficaz e inclusivo. Fundamentamo-nos em teóricos como Bittencourt (2008) e Luís Alves (2001), que discutem a formação crítica e a importância de um ensino adaptável. A pesquisa foi realizada em uma escola do interior do Triângulo Mineiro, utilizando procedimentos metodológicos qualitativos, que incluíram observações das condições estruturais e pedagógicas da instituição. Os resultados indicam que a pandemia gerou lacunas significativas no aprendizado e nas interações sociais dos alunos, evidenciando a necessidade de aulas dinâmicas e práticas que valorizem os saberes pré-existentes dos estudantes. Concluímos que, apesar das dificuldades, o ensino de história pode desempenhar um papel crucial na formação de cidadãos críticos e engajados, sendo essencial repensar as abordagens pedagógicas para atender às novas demandas educacionais.</p>2025-06-15T21:50:46+00:00##submission.copyrightStatement##https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1226ANÁLISE DAS CAUSAS DE OCORRÊNCIAS DE SINISTROS DE TRÂNSITO NA RODOVIA MIGUEL JABUR-ELIAS SP 4792025-06-15T23:35:13+00:00Maria Clara Cottini Darioclara.cottinidario@gmail.comRicardo Henrique Alves Correarhacorrea@ifsp.edu.br<p>Os sinistros de trânsito são uma das principais causas de mortes no Brasil e seus efeitos negativos se alastram em várias frentes, afetando a economia a saúde física e mental da famílias. Em razão de sua relevância, o presente artigo investigou as principais causas de sinistros de trânsito na rodovia Miguel Jabur-Elias-SP 479, a partir de laudos periciais fornecidos pela Polícia Científica de Votuporanga.O estudo foi desenvolvido com base em estudos científicos e em metodologia que discutem a relevância da análise técnica em sinistros de trânsito, a metodologia utilizada busca entender a influência de fatores humanos, fatores relacionados ao veículo e da infraestrutura viária, incluindo a análise quantitativa de gráficos e tabelas comparativas, destacando o número de ocorrências fatais, aquelas causadas por erro humano, problemas no veículo e problemas na via. Os resultados indicaram que a maioria dos sinistros ocorreram por falhas humanas, seguidas por fatores relacionados à via e fatores relacionados aos veículos não foram registrados. Conclui-se que, embora o fator humano seja predominante, melhorias na infraestrutura da rodovia e na fiscalização podem reduzir significativamente a ocorrência ou diminuir a gravidade dos sinistros.</p>2025-06-15T21:52:13+00:00##submission.copyrightStatement##https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1243ANÁLISE UTILIZANDO TRASNFORMADA DE WAVELET PARA DETECÇÃO DE FALHAS DE BARRAS ROMPIDAS DE ROTORES EM MÁQUINAS ELÉTRICAS DE INDUÇÃO2025-06-15T23:35:13+00:00Cesar da Costaccosta@ifsp.edu.brEfraim F. Silvasilva.efraim@aluno.ifsp.edu.br<p>Atualmente as máquinas elétricas rotativas de indução estão presentes em grande parte da nossa rotina, podendo evidenciar-se nos carros elétricos, trens, elevadores, ar-condicionado, aquecedores, geradores de energia etc. O motor de indução trifásico também conhecido pela sigla MIT é o principal componente de uma máquina elétrica rotativa de indução. Por meio de rotinas de monitoramento <em>on-line</em>, é possível analisar falhas incipientes de barras de rotor rompidas no início e, dessa forma, o desgaste completo da máquina rotativa de indução pode ser evitado. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de análise de harmônicas do sinal de corrente do estator, em regime transiente na partida do motor, utilizando-se a Transformada Wavelet Discreta (DWT) para análise das condições de funcionamento do motor trifásico de indução. A Transformada Wavelet Discreta possibilita representar o sinal de corrente do estator em diferentes resoluções de tempo e frequência, criando um conteúdo espectral que se modifica com o tempo. O método é validado por meio de testes de laboratório. Os resultados demonstram que a Transformada Wavelet Discreta pode constituir uma ferramenta útil para o monitoramento de falhas incipientes de barras de rotor rompidas em máquinas elétricas de indução, em regime não estacionário.</p>2025-06-15T21:53:10+00:00##submission.copyrightStatement##