https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/issue/feed REGRASP - Revista para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo 2024-04-02T21:11:15+00:00 REGRASP - Revista para Graduandos revistaregrasp@ifsp.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista para Graduandos -&nbsp;<em>REGRASP</em> é uma revista científica do IFSP/<em>Campus</em> São Paulo, cujo objetivo é divulgar pesquisas de&nbsp;graduandos, docentes e pesquisadores,&nbsp;do IFSP ou&nbsp;de outras instituições, realizadas nas áreas de&nbsp;Ciências Exatas, Biológicas e Humanas (Base CNPq), ligadas aos cursos do campus, tais como:&nbsp;Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Educação, Engenharias, Letras, etc.&nbsp;&nbsp;</p> https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1212 Expediente 2024-04-02T21:11:14+00:00 REGRASP Revista para Graduandos revistaregrasp@ifsp.edu.br <p>Expediente</p> 2024-03-31T04:18:17+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1213 Apresentação 2024-04-02T21:11:14+00:00 REGRASP Revista para Graduandos revistaregrasp@ifsp.edu.br <p>Apresentação</p> 2024-03-31T04:20:50+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1184 ESTIMADOR AUTOMÁTICO POR IMAGENS DO NÚMERO DE PASSAGEIROS PARA TRANSPORTE COLETIVO 2024-04-02T21:11:14+00:00 Gustavo Domene Saboia gustavo.saboia@aluno.ifsp.edu.br Eduardo Compadre Espadas compadre.e@aluno.ifsp.edu.br Ricardo Pires ricardo_pires@ifsp.edu.br <p>O aumento da população urbana evidencia a importância do transporte público, o qual possibilita o deslocamento com baixo custo, com pequenos níveis de emissão de carbono por passageiro, em comparação ao transporte individual. O processamento de imagens possibilita o desenvolvimento de um sistema de transporte inteligente, o qual, a partir de informações coletadas em tempo real, informará aos usuários e aos administradores a sua situação de ocupação a cada momento. Este trabalho propõe a utilização de processamento de imagens para a estimativa, em tempo real, do número de passageiros num vagão de trem urbano ou de metrô. Para isso, ele investiga o uso de um programa, o YOLO, para a contagem automática de pessoas em imagens e o uso de uma técnica de medição da diferença entre imagens de um vagão vazio e imagens do mesmo vagão contendo passageiros. Dos resultados experimentais, conclui-se que, para esta finalidade, a medição da diferença entre imagens é vantajosa em relação à identificação individual de pessoas nas imagens pelo YOLO, devido à obstrução das imagens de uns passageiros pelas imagens de outros, em um vagão muito ocupado. O resultado da medição da diferença apresentou boa correlação com o número real de passageiros no vagão.</p> 2024-03-31T04:22:05+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1185 DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO ELETRÔNICO PARA AUXÍLIO NA LOCOMOÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL 2024-04-02T21:11:14+00:00 Aliny Garcia Nunes aliny.nunes@aluno.ifsp.edu.br Francisco Werbes de Lima werbes.lima@aluno.ifsp.edu.br Matheus Serafim serafim.matheus96@gmail.com Ricardo Pires ricardo_pires@ifsp.edu.br <p>A deficiência visual pode ser caracterizada pela perda total ou parcial da visão, comprometendo a acessibilidade e submetendo os portadores a situações de vulnerabilidade, necessitando de auxílio para realizar atividades simples. O uso de bengala é comum para facilitar a locomoção de pessoas portadoras de deficiência visual. Porém, esse equipamento limita-se a detectar desníveis e obstáculos que estejam no nível do solo, sendo comum a ocorrência de acidentes com objetos posicionados acima da linha da cintura, como é o caso de placas de sinalização, telefones públicos e carrocerias de caminhão. O objetivo do presente trabalho foi de desenvolver um dispositivo eletrônico microcontrolado que capta sinais do ambiente por meio de um sensor ultrassônico, assegurando maior confiança na locomoção por parte do usuário, o qual será avisado por meio de vibração sobre a ocorrência de obstáculos acima da linha da cintura e a uma distância de até 2,5 m. Além de detectar os obstáculos, o <em>software</em> desenvolvido contou com um filtro por média móvel para estabilização dos sinais ruidosos gerados pelo sensor, garantindo maior eficiência e velocidade de resposta para as variações de distância, considerando os testes dinâmicos realizados.</p> 2024-03-31T04:23:04+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1193 LIGHT STEEL FRAMING ANÁLISE DE FORNECEDORES PARA O MUNICÍPIO DE VOTUPORANGA-SP 2024-04-02T21:11:14+00:00 Mariana Freitas Ferreira mariana.freitas@aluno.ifsp.edu.br <p>A construção civil é apontada como um dos setores que mais impacta negativamente o meio ambiente no mundo. Destruição de áreas verdes, grandes consumos de recursos naturais e grande quantidade de resíduos e entulhos produzidos, são alguns exemplos. Felizmente, já estão disponíveis para uso uma série de sistemas construtivos que otimizam a utilização de recursos, melhoram a qualidade dos canteiros e praticamente não geram resíduos nas obras. Neste contexto o <em>Light Steel Framing </em>(<em>LSF</em>), surge como uma opção, fornecendo uma construção pré-fabricada praticamente sem resíduos. Embora com bastante emprego em grandes centros urbanos, nas cidades de médio porte como Votuporanga-SP existe o predomínio ainda do sistema de alvenaria tradicional. É sabido que o fator cultural tem grande impacto nessa resistência de mudança, porém, a disponibilidade de fornecedores e os custos com logística, podem justificar a manutenção do sistema tradicional nos pequenos centros. Para analisar essa questão buscou-se nesse trabalho avaliar a disponibilidade de alguns fornecedores da região, especializados em <em>LSF</em>, quanto à aplicação do sistema no munícipio de Votuporanga-SP. Dos cinco fornecedores consultados apenas dois se comprometeram com a entrega total da obra (do projeto à execução). O restante atende apenas algumas etapas, ficando a cargo do cliente as demais contratações.</p> 2024-03-31T04:24:02+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1209 PROGRAMA ON-LINE PARA RESOLUÇÃO DE TRELIÇAS PLANAS VIA MEF COM RELATÓRIO DETALHADO 2024-04-02T21:11:15+00:00 Beatriz Perreti Zulian beatriz.perreti@aluno.ifsp.edu.br Gustavo Cabrelli Nirschl nirschl@ifsp.edu.br <p>Há um grupo de pesquisa que tem criado programas de computador hospedados em <em>site</em> que geram relatório contendo todos os cálculos efetuados, visando, portanto, à visualização dos resultados e o estudo dos mesmos. Santos Junior, Lopes e Nirschl (2016) criaram um ambiente CAD <em>on-line</em> para que usuários desenhem estruturas planas lineares, na área da Engenharia Civil, sendo possível realizar quaisquer análises a partir desta entrada gráfica. Neste artigo, apresenta-se um módulo que realiza a análise estrutural de treliças planas por meio do Método dos Elementos Finitos (MEF), sendo que todos os passos até os resultados de deslocamentos e esforços são mostrados dentro de um relatório no formato PDF.&nbsp; O módulo, assim como os outros programas do grupo de pesquisa citado, foi criado nas linguagens HTML/Javascript. O módulo se mostrou eficaz com resultados obtidos de deslocamento e esforços, sendo estes confiáveis comparados com resultados de outros softwares.</p> 2024-03-31T04:25:30+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1206 MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA DE ESTUDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2024-04-02T21:11:15+00:00 Joana Lúcia Alexandre de Freitas joana.freitas@acad.ufsm.br Cinthia santos dos Santos cinthiasantos06090609@gmail.com Rayssa Souza Santos Raysooz95s@gmail.com <p>O presente trabalho teve o objetivo de investigar a utilização dos Mapas Mentais na promoção da aprendizagem e compreensão de conceitos nos diferentes componentes curriculares da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica que explorou artigos publicados entre 2018 e 2023, coletados na plataforma dos Periódicos Capes e Google Acadêmico. Dentre os resultados, destaca-se o uso de Mapas Mentais recorrentes nos componentes curriculares de Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagens e Matemática. Através da intervenção pedagógica do professor esse método de estudo é eficaz para a organização de ideias e absorção de conteúdo, eficiente para o ensino e a compreensão de conceitos cartográficos e representação de espaço.</p> 2024-03-31T04:26:34+00:00 ##submission.copyrightStatement##