PROJETO E VALIDAÇÃO DE CANAIS VIRTUAIS EM REDE DE COMUNICAÇÃO INTRACHIP
Resumo
Este trabalho tem como finalidade apresentar o projeto e a validação dos chamados canais virtuais dentro de roteadores de redes intrachip, além de mostrar uma nova proposta de decisão de inserção de pacotes nesses canais, baseada nos tempos de permanência recente dos pacotes. Para a realização do projeto, foi utilizada a biblioteca SystemC, para a implementação dos módulos e para a simulação do sistema. Foram projetados três tipos de módulos, para servirem como componentes dos canais virtuais. Inicialmente, eles foram desenvolvidos e testados isoladamente. Após a verificação de seu funcionamento, eles foram inseridos numa rede e testados novamente, comparando-se os resultados de tráfego usando-se canais virtuais com os obtidos utilizando buffers simples. Foram obtidos resultados satisfatórios em termos de tempo para os pacotes chegarem aos seus destinos, o que permitiu constatar a eficiência do uso dos canais virtuais na implementação proposta.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.