ESTIMADOR AUTOMÁTICO POR IMAGENS DO NÚMERO DE PASSAGEIROS PARA TRANSPORTE COLETIVO
Resumo
O aumento da população urbana evidencia a importância do transporte público, o qual possibilita o deslocamento com baixo custo, com pequenos níveis de emissão de carbono por passageiro, em comparação ao transporte individual. O processamento de imagens possibilita o desenvolvimento de um sistema de transporte inteligente, o qual, a partir de informações coletadas em tempo real, informará aos usuários e aos administradores a sua situação de ocupação a cada momento. Este trabalho propõe a utilização de processamento de imagens para a estimativa, em tempo real, do número de passageiros num vagão de trem urbano ou de metrô. Para isso, ele investiga o uso de um programa, o YOLO, para a contagem automática de pessoas em imagens e o uso de uma técnica de medição da diferença entre imagens de um vagão vazio e imagens do mesmo vagão contendo passageiros. Dos resultados experimentais, conclui-se que, para esta finalidade, a medição da diferença entre imagens é vantajosa em relação à identificação individual de pessoas nas imagens pelo YOLO, devido à obstrução das imagens de uns passageiros pelas imagens de outros, em um vagão muito ocupado. O resultado da medição da diferença apresentou boa correlação com o número real de passageiros no vagão.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.