USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O RECONHECIMENTO DE EMOÇÕES EM IMAGENS
Resumo
O reconhecimento de elementos a partir da expressão facial é de fundamental importância na comunicação humana, pois ela faz parte da linguagem não verbal. Uma máquina que seja capaz de reconhecer emoções pode ser usada em pesquisas, na avaliação de pacientes em hospitais etc. Tendo isto em vista, o presente trabalho apresenta os resultados obtidos com o uso de um sistema de inteligência artificial desenvolvido utilizando a linguagem Python, em duas etapas: detecção de faces e reconhecimento de emoções a partir de imagens. Ao final do desenvolvimento e dos testes, o sistema alcançou acurácia de 92% na identificação de emoções contrastantes, por meio do uso de rede neural convolucional.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.