USO DE VISÃO COMPUTACIONAL PARA CONTAGEM AUTOMÁTICA DE CÉLULAS EM IMAGENS OBTIDAS POR MICROSCÓPIOS
Resumo
Na medicina moderna, cada vez mais o auxílio da tecnologia vem sendo essencial para salvar vidas. Novas tecnologias vêm surgindo para tornar mais rápido o processo de tratamento dos pacientes. A visão computacional é uma delas. Esta serve como ferramenta para auxiliar médicos a diagnosticarem doenças e monitorarem as pessoas com mais eficiência. Dentro dessa área, surge a necessidade de usar a visão computacional para analisar imagens de células e tecidos, tornando esse processo mais viável. No entanto, a segmentação das imagens de células é um verdadeiro desafio, devido a sua complexidade e diversidade. O objetivo do projeto, do qual deriva o presente artigo, é utilizar técnicas de visão computacional e inteligência artificial para desenvolver um contador automático de células, que consiga viabilizar o processo de análise desse tipo de imagem, facilitando possíveis diagnósticos e tratamentos. Os resultados finais foram satisfatórios. O software foi capaz de identificar e contabilizar as células em diversas imagens de microscópio com precisão, mesmo que, em alguns casos, erros ainda possam ocorrer.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.