O DISTANCIAMENTO FAMILIAR NA FORMAÇÃO ESCOLAR
UM ESTUDO DE CASO NA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SOORETAMA/ES
Resumo
A relação entre a família e a escola tem sido um tema discutido no âmbito educacional da atualidade. Apesar da importância e da necessidade do acompanhamento da família na formação escolar dos filhos (as), muitos entraves ainda persistem. Nesse sentido, este trabalho objetiva investigar as implicações que ocorrem quando não há apoio da família em relação à formação escolar dos estudantes dos anos inicias do ensino fundamental. Assim, a metodologia utilizada privilegiou uma revisão bibliográfica sobre o assunto em questão e uma pesquisa de campo, realizada por meio de um estudo de caso. Para isso, foram realizadas entrevistas com familiares de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas municipais e com as respectivas equipes gestoras em Sooretama/ES. Os resultados e conclusões desse estudo apontam que realmente a família é essencial para a formação escolar dos filhos e, além disso, ficou claro que há distanciamento familiar na formação escolar. Diante desses fatores, também se pode afirmar que a escola apresenta dificuldades de encontrar estratégias que estabeleça a participação devida e o bom relacionamento com as famílias.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.