ALFABETIZAÇÃO E ENSINO HÍBRIDO EM TEMPOS DE PANDEMIA
DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Resumo
O presente artigo tem como finalidade analisar os processos de ensino e aprendizagem na etapa de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, através do ensino híbrido durante a pandemia. Realizou-se uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo por meio de aplicação de questionário aos professores dos três primeiros anos do ensino fundamental de duas escolas da rede municipal de ensino de Linhares. A partir da análise dos dados coletados, conclui-se que o ensino híbrido foi necessário durante o período de fechamento das escolas devido a pandemia da Covid-19. Porém, a ausência de contato dos estudantes com os professores e o escasso acesso aos recursos tecnológicos, tornaram esse processo desafiador tanto para os professores quanto para os estudantes e seus familiares. Na concepção da comunidade escolar a aprendizagem dos estudantes ficou prejudicada, pois nessa fase o estudante necessita de acompanhamento e intervenções pontuais para se apropriarem da linguagem escrita. Observou-se ainda que, mesmo diante de muitas dificuldades, um aspecto positivo foi a aproximação da equipe escolar com as famílias dos estudantes.

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