ALFABETIZAÇÃO E ENSINO HÍBRIDO EM TEMPOS DE PANDEMIA

DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Resumo

O presente artigo tem como finalidade analisar os processos de ensino e aprendizagem na etapa de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, através do ensino híbrido durante a pandemia. Realizou-se uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo por meio de aplicação de questionário aos professores dos três primeiros anos do ensino fundamental de duas escolas da rede municipal de ensino de Linhares. A partir da análise dos dados coletados, conclui-se que o ensino híbrido foi necessário durante o período de fechamento das escolas devido a pandemia da Covid-19. Porém, a ausência de contato dos estudantes com os professores e o escasso acesso aos recursos tecnológicos, tornaram esse processo desafiador tanto para os professores quanto para os estudantes e seus familiares. Na concepção da comunidade escolar a aprendizagem dos estudantes ficou prejudicada, pois nessa fase o estudante necessita de acompanhamento e intervenções pontuais para se apropriarem da linguagem escrita. Observou-se ainda que, mesmo diante de muitas dificuldades, um aspecto positivo foi a aproximação da equipe escolar com as famílias dos estudantes.

Publicado
2022-05-21
Como Citar
Valle, M., Mendes, D., & Silva, M. J. (2022). ALFABETIZAÇÃO E ENSINO HÍBRIDO EM TEMPOS DE PANDEMIA. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 7(1), 90 - 107. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1084