A CONTRIBUIÇÃO DAS BRINCADEIRAS DE PAPÉIS SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19

  • Márcia Perini Valle FACELI
  • Eduarda Marcarini
  • Lyvia Almeida de Brito Neves

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar a contribuição das brincadeiras de papéis sociais para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes da educação infantil, durante o período de pandemia da Covid-19. Para a realização deste, a metodologia utilizada contou com uma revisão bibliográfica do assunto  em questão e uma pesquisa de campo. A pesquisa de campo ocorreu por meio de questionário aplicado as cinco professoras de Múltiplas Experiências que atuam em turmas de 4 e 5 anos em uma escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Linhares/ES e análise documental do projeto envolvendo brincadeiras de papéis sociais, desenvolvido por estas professoras durante o período da pandemia da Covid-19. Os resultados apontam para o fato de que as brincadeiras de papéis sociais contribuem para o desenvolvimento infantil uma vez que possibilita que a criança vivencie situações que não seria possível sozinha. As brincadeiras de papéis sociais possibilitaram uma aproximação entre a escola e as famílias dos estudantes durante o desenvolvimento de atividades não presenciais, mesmo reconhecendo-se as dificuldades enfrentadas. As brincadeiras de papéis sociais geram boas oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem aos pequenos, seja na interação com o outro ou com o meio social em que está inserido.

Publicado
2022-10-31
Como Citar
Valle, M., Marcarini, E., & Neves, L. (2022). A CONTRIBUIÇÃO DAS BRINCADEIRAS DE PAPÉIS SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 7(3), 32-51. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1104
Seção
Artigo TCC