A CONTRIBUIÇÃO DAS BRINCADEIRAS DE PAPÉIS SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
Esse artigo tem como objetivo analisar a contribuição das brincadeiras de papéis sociais para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes da educação infantil, durante o período de pandemia da Covid-19. Para a realização deste, a metodologia utilizada contou com uma revisão bibliográfica do assunto em questão e uma pesquisa de campo. A pesquisa de campo ocorreu por meio de questionário aplicado as cinco professoras de Múltiplas Experiências que atuam em turmas de 4 e 5 anos em uma escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Linhares/ES e análise documental do projeto envolvendo brincadeiras de papéis sociais, desenvolvido por estas professoras durante o período da pandemia da Covid-19. Os resultados apontam para o fato de que as brincadeiras de papéis sociais contribuem para o desenvolvimento infantil uma vez que possibilita que a criança vivencie situações que não seria possível sozinha. As brincadeiras de papéis sociais possibilitaram uma aproximação entre a escola e as famílias dos estudantes durante o desenvolvimento de atividades não presenciais, mesmo reconhecendo-se as dificuldades enfrentadas. As brincadeiras de papéis sociais geram boas oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem aos pequenos, seja na interação com o outro ou com o meio social em que está inserido.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.