PROJETO PERTENSER: O PAPEL DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO FUNDAMENTADA NA PERSPECIVA DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DECOLONIAL
Resumo
O objetivo deste relato é descrever o projeto de extensão PertenSer: construção de interculturalidade com crianças migrantes, que é coordenado por uma servidora técnico-administrativa, duas professoras e um professor vinculados à Diretoria de Humanidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e duas professoras voluntárias. O texto apresenta um breve histórico do projeto, sua fundamentação teórica e organização didático-pedagógica. Para evidenciar a relação entre teoria e prática nas atividades extensionistas, um plano de ensino é descrito no final do trabalho. Concluímos que as ações de extensão são extremamente importantes para manter uma relação dialógica, humanizada e descolonizada entre a comunidade acadêmica dessa instituição de ensino e os migrantes que residem no entorno do IFSP.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.