EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: REFLETINDO SOBRE A (NÃO) EXISTÊNCIA DE DIVERSIDADE CULTURAL NAS PRÁTICAS CORPORAIS
Resumo
O objetivo desse estudo foi analisar os temas relacionados com a diversidade cultural, os direitos humanos e as práticas corporais que estão sendo discutidos nas aulas de Educação Física. Foi realizada uma pesquisa documental de 82 crônicas dos estudantes do Ensino Médio que frequentam o Instituto Federal de São Paulo. Esses textos foram produzidos nas aulas de Educação Física após reflexões sobre temas que envolvem as práticas corporais, os direitos humanos e a diversidade cultural. As crônicas analisadas mostraram que os/as alunos/as discutiram sobre machismo, racismo, homofobia, violência e saúde, relacionando essas temáticas com as práticas corporais.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.