EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: REFLETINDO SOBRE A (NÃO) EXISTÊNCIA DE DIVERSIDADE CULTURAL NAS PRÁTICAS CORPORAIS

  • Ana Clara de Souza Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar os temas relacionados com a diversidade cultural, os direitos humanos e as práticas corporais que estão sendo discutidos nas aulas de Educação Física. Foi realizada uma pesquisa documental de 82 crônicas dos estudantes do Ensino Médio que frequentam o Instituto Federal de São Paulo. Esses textos foram produzidos nas aulas de Educação Física após reflexões sobre temas que envolvem as práticas corporais, os direitos humanos e a diversidade cultural. As crônicas analisadas mostraram que os/as alunos/as discutiram sobre machismo, racismo, homofobia, violência e saúde, relacionando essas temáticas com as práticas corporais.

Biografia do Autor

Ana Clara de Souza Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Estudante do curso de Turismo do Institituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - câmpus São Paulo
Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Publicado
2018-09-26
Como Citar
Siqueira, A. C., & Maldonado, D. (2018). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: REFLETINDO SOBRE A (NÃO) EXISTÊNCIA DE DIVERSIDADE CULTURAL NAS PRÁTICAS CORPORAIS. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 3(4), 71-88. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/259
Seção
Especial Educação, Diversidade e Direitos Humanos