PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PRÁTICAS CORPORAIS E MARCADORES SOCIAIS

  • Jadeh Moura Vieira Bastos Instituto Federal de São Paulo
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender as percepções dos estudantes do Ensino Médio que participaram de aulas de Educação Física sobre a cultura das práticas corporais e os marcadores sociais que se relacionam com as danças, lutas, ginásticas, esportes, jogos e brincadeiras. Para tanto, foram utilizadas narrativas escritas de quatro estudantes do Instituto Federal do São Paulo — Câmpus São Paulo. Os resultados foram interpretados pelo método de análise de conteúdo. Esta pesquisa mostrou que os discentes do Ensino Médio vivenciaram práticas corporais de diferentes culturas, além de debater e analisar os aspectos sociais, econômicos e políticos que atravessam as manifestações da cultura corporal.

Biografia do Autor

Jadeh Moura Vieira Bastos, Instituto Federal de São Paulo

Estudante do curso de Gestão de Turismo do IFSP. Bolsista do Programa de Iniciação Científica da mesma instituição. 

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Publicado
2020-02-27
Como Citar
Bastos, J., & Maldonado, D. (2020). PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PRÁTICAS CORPORAIS E MARCADORES SOCIAIS. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 5(1), 4-16. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/557
Seção
Especial IV EICPOG