A REALIDADE DOCENTE NA SALA DE AULA: RELATOS DE UMA PROFESSORA INICIANTE

  • Juliana Mota Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar relatos de experiências sobre a vivência como professora eventual na rede estadual de São Paulo, com o objetivo de contribuir de alguma forma para as reflexões sobre o professor iniciante e o trabalho docente na escola pública.  Os relatos são discutidos à luz de Freire (2002), Bueno (1995), Charlot (1991), Vasconcellos (2007), Nunes e Oliveira (2017), Tardif (2013), Delmanto e Faustinoni (2009), Libâneo (2014) e Perrenoud (2001). Partimos do entendimento de que ao escolher esta profissão já estamos convictos das dificuldades e precariedades que iremos percorrer, mas se faz necessário respeitar os espaços, lutar por nossos direitos e não faltar com a ética sobre o ensinar. Esperamos que futuros colegas de trabalho leiam o artigo e se sintam tocados de alguma forma para refletirem sobre quais caminhos deveremos seguir na sala de aula.

Biografia do Autor

Juliana Mota, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Estudante da Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia de São Paulo.
Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Publicado
2018-05-09
Como Citar
Mota, J., & Maldonado, D. (2018). A REALIDADE DOCENTE NA SALA DE AULA: RELATOS DE UMA PROFESSORA INICIANTE. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 3(2), 103-113. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/252
Seção
Relato de experiências