A REALIDADE DOCENTE NA SALA DE AULA: RELATOS DE UMA PROFESSORA INICIANTE
Resumo
O presente artigo tem como finalidade apresentar relatos de experiências sobre a vivência como professora eventual na rede estadual de São Paulo, com o objetivo de contribuir de alguma forma para as reflexões sobre o professor iniciante e o trabalho docente na escola pública. Os relatos são discutidos à luz de Freire (2002), Bueno (1995), Charlot (1991), Vasconcellos (2007), Nunes e Oliveira (2017), Tardif (2013), Delmanto e Faustinoni (2009), Libâneo (2014) e Perrenoud (2001). Partimos do entendimento de que ao escolher esta profissão já estamos convictos das dificuldades e precariedades que iremos percorrer, mas se faz necessário respeitar os espaços, lutar por nossos direitos e não faltar com a ética sobre o ensinar. Esperamos que futuros colegas de trabalho leiam o artigo e se sintam tocados de alguma forma para refletirem sobre quais caminhos deveremos seguir na sala de aula.