UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMA BIM COMO INSTRUMENTO COMPARATIVO NA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COM CORTINA VERDE APLICADA EM EDIFÍCIO CONSTRUÍDO
Resumo
A plataforma BIM permite a modelagem 3D utilizando conjuntos de dados para parametrizar fatores como tempo, capital e gerenciamento de recursos. A realização de projetos de edificações visando a união dos fatores sustentabilidade e conforto térmico tornou-se uma tendência contemporânea, atingida ao aproveitar técnicas e métodos capazes de reduzir a incidência solar direta na edificação, diminuindo o uso de aparelhos HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning). A pesquisa teve por objetivo realizar uma análise de eficiência energética com a aplicação de cortinas verdes sobre uma parede de laboratório no Bloco F do IFSP Campus Votuporanga, com resultados gerados a partir de simulação com o software Revit®, considerando as propriedades físicas, condições exteriores da edificação e características do sistema de arrefecimento do ambiente. Para simulação foi realizada a modelagem de informação da edificação (BIM) do laboratório e a inserção da cortina verde como barreira contra a incidência solar direta na parede da edificação com orientação oeste. O estudo permitiu a análise da eficiência energética dos sistemas de HVAC com a implementação de cortina verde, comprovando sua eficiência e evidenciando a redução do consumo energético em aproximadamente 75% no pior cenário.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.