REAPROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS E DE CONDENSAÇÃO DE AR-CONDICIONADO PARA USO EM IRRIGAÇÃO INTELIGENTE NO IFSP – CÂMPUS VOTUPORANGA
Resumo
A escassez de água é uma preocupação ambiental em escala mundial. Como consequência, atualmente se busca a otimização dos recursos hídricos. O uso de águas pluviais ou de condensação de aparelhos de ar-condicionado apresenta-se como uma alternativa de reaproveitamento de água. Em paralelo, com o avanço exponencial das novas tecnologias de automação, é interessante aliar o contexto de sustentabilidade com a implementação de sistemas automatizados, maximizando sua eficiência na economia de água. Em virtude do exposto, foi efetuado um estudo para determinar o volume de reservatório juntamente com a elaboração de de um circuito com microcontrolador do tipo Arduino integrado a sensores para automação do uso da água em irrigação no IFSP, Câmpus Votuporanga. Por fim, foi possível verificar que, de acordo com a demanda adotada, o sistema tem grande potencial de se tornar uma solução viável e sustentável. Além disso, a redução do desperdício que a irrigação inteligente proporciona também é evidente com as simulações de funcionamento do circuito, que só irá irrigar se condições de solo e reservatório se mostrarem adequadas.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.