IMPLEMENTAÇÃO DOS NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO (LOD) INTEGRADOS COM A TABELA SINAPI.

  • Vitória Bossa Paixão Instituto Federal de São Paulo - Campus Votuporanga
  • Raphael Saverio Spozito Instituto Federal de São Paulo - Campus Votuporanga

Resumo

Em uma modelagem BIM é necessário determinar em qual nível de desenvolvimento (LOD) cada elemento da edificação será representado, pois essa definição gera um modelo com informações objetivas, claras e precisas. Com a expansão da metodologia BIM, percebeu-se que o processo de orçamentação é prejudicado pela omissão de informações. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os níveis de LOD para representação de um elemento de um projeto considerando a integração com a tabela SINAPI. Para a análise, foi criada uma Tabela de Elementos do Modelo para classificar cada componente do projeto, com a realização de tentativas de modelagem com cada nível LOD no software Autodesk Revit®, até atingir condições necessárias para a implementação do código SINAPI. Foi possível observar que os elementos integrados com dados do SINAPI devem ser modelados no LOD 300, o que já é indicado por algumas diretrizes, no entanto, observou-se que o SINAPI considera critérios de quantificação diferentes em relação ao software Autodesk Revit®, dificultando a incorporação do SINAPI nos modelos BIM com a ferramenta computacional utilizada e, a partir disso, é sugerido alguns critérios de quantificação para o sistema de paredes da tabela SINAPI para modelagem com informações no nível LOD 300.

Biografia do Autor

Raphael Saverio Spozito, Instituto Federal de São Paulo - Campus Votuporanga

Professor do Instituto Federal de São Paulo, Campus Votuporanga, Mestre na área de estruturas e atualmente desenvolve pesquisas na área de BIM (orçamentação e automatização de sensores) com alunos do curso de Engenharia Civil. 

Publicado
2022-12-23
Como Citar
Paixão, V., & Spozito, R. (2022). IMPLEMENTAÇÃO DOS NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO (LOD) INTEGRADOS COM A TABELA SINAPI. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 7(4), 41-55. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1115