O QUE É O MEIO DO ESTUDO DO MEIO?

  • Carlos Francisco Gerencsez Geraldino Instituto Federal de São Paulo
Palavras-chave: conceito, meio, estudo do meio

Resumo

O artigo trata do conceito de meio utilizado na prática pedagógica denominada estudo do meio. Faz isso em dois passos. Primeiro discute qual é o conteúdo conceitual do termo meio, buscando deixar clara a separação entre o sentido conferido à palavra e ao conceito. Depois debate qual é conteúdo deste conceito na prática pedagógica denominada estudo do meio. Longe de querer deslegitimar esta prática pedagógica, questiona-se o conceito nela presente justamente para que de simples técnica de ensino torne-se uma prática fortificada com metodologia fundada em uma teoria geográfica. Afinal, jamais teremos uma metodologia pedagógica voltada para a compreensão do geográfico da realidade se ela não se fundar conceitualmente.

Referências

BARROS, L. Curso básico de Terminologia. São Paulo: Edusp, 2004.

GERALDINO, C. F. G.. O conceito de meio técnico em Milton Santos. Geoambiente On-line, v. 23, p. 01-12, 2013.

______. O meio como ambiente: da emergência às críticas de um conceito. Ateliê Geográfico (UFG), v. 08, p. 198-220, 2014.

KATUTA, A. O Estrangeiro no mundo da Geografia. Tese (Doutorado em Geografia) − Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. Trad. Beatriz Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1982.

LAFACE, A. Definição do vocabulário terminológico no universo acadêmico. In: OLIVEIRA, M; ISQUERDO, A. (org.). 2ª ed. As ciências do léxico. Campo Grande: Ed. UFMS, 2001.

LENCIONI, S. Observações sobre o conceito de cidade e urbano. Geousp. São Paulo, nº 24, 2008.

MENDONÇA, F. Geografia socioambiental. In: MENDONÇA, F; KOSEL, S. (org.). Elementos da epistemologia da geografia contemporânea. Curitiba: UFPR, 2002.

OLIVA, A. Filosofia da Ciência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

PONTUSCHKA, N. O conceito de estudo do meio transforma-se... In: VESENTINI, J. (org.). O ensino de geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004.

SANTOS, D. A reinvenção do espaço. São Paulo: Unesp, 2002.

SANTOS, M. O trabalho do geógrafo no terceiro mundo. 3ª ed. São Paulo: Hucitec, 1991.

______. A natureza do espaço. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2004.

SILVA, A. C. As categorias como fundamento do conhecimento geográfico. In: SANTOS, M. & SOUZA, M. O espaço interdisciplinar. São Paulo: Nobel, 1986.

SORRE, M. Geografia (org. MEGALE, J.). Trad. Januário Megale, Maria França e Moacyr Marques. São Paulo: Ática, 1984.

SUERTEGARAY, D. Espaço geográfico uno múltiplo. In: SUERTEGARAY, D; BASSO, L; VERDUM, R. (org.). Ambiente e lugar no urbano. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2000.

Publicado
2017-06-01
Como Citar
Geraldino, C. (2017). O QUE É O MEIO DO ESTUDO DO MEIO?. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 2(3), 5-19. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/67
Seção
Artigo convidado