O potencial didático do Google Street View como ferramenta de gameficação para o ensino dos biomas mundiais
Resumo
Este trabalho teve como objetivo investigar se o Google Street View oferece recursos visuais suficientes para o ensino dos biomas mundiais (Floresta Boreal, Tundra, Ombrófila Densa, Savana, Deserto, Bosque/arbusto, Ombrófila Mista, Floresta Sazonal Temperada e Estepe), com base nos referenciais teóricos de Christopherson (2012) e Ricklefs (2010). Para isso, estabelecemos quatro objetivos específicos: sistematizar as descrições paisagísticas dos biomas, avaliar a disponibilidade de imagens representativas na plataforma, analisar seu potencial didático e desenvolver um jogo educativo com base nesses dados. Metodologicamente, realizamos o levantamento de imagens acessíveis para nove biomas, selecionando dez coordenadas representativas de cada um. Essas imagens foram utilizadas na criação de uma gamificação no Visual Studio 2022, que desafia o jogador a identificar corretamente o bioma apresentado em imagens panorâmicas. Os resultados confirmaram a hipótese de que o Google Street View possui acervo suficiente para representar biomas de forma fundamentada. A proposta demonstrou viabilidade e aplicabilidade no contexto educacional, apesar de limitações técnicas, como instabilidade de links e interferências antrópicas nas paisagens. Concluímos que a ferramenta oferece uma experiência visual realista, favorecendo a análise crítica e a aprendizagem ativa, podendo ser incorporada antes, durante ou após aulas teóricas como recurso didático inovador.
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