O potencial didático do Google Street View como ferramenta de gameficação para o ensino dos biomas mundiais

  • Miguel Frias do Nascimento Instituto Federal de Educação campus São Paulo
  • Camilly de Almeida Barreto Ferreira Instituto Federal de Educação campus São Paulo
  • Carlos Francisco Gerencsez geraldino Instituto Federal de Educação campus São Paulo https://orcid.org/0000-0003-1401-2400
Palavras-chave: Biogeografia, biomas, ensino, gamificação, Google Street View

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar se o Google Street View oferece recursos visuais suficientes para o ensino dos biomas mundiais (Floresta Boreal, Tundra, Ombrófila Densa, Savana, Deserto, Bosque/arbusto, Ombrófila Mista, Floresta Sazonal Temperada e Estepe), com base nos referenciais teóricos de Christopherson (2012) e Ricklefs (2010). Para isso, estabelecemos quatro objetivos específicos: sistematizar as descrições paisagísticas dos biomas, avaliar a disponibilidade de imagens representativas na plataforma, analisar seu potencial didático e desenvolver um jogo educativo com base nesses dados. Metodologicamente, realizamos o levantamento de imagens acessíveis para nove biomas, selecionando dez coordenadas representativas de cada um. Essas imagens foram utilizadas na criação de uma gamificação no Visual Studio 2022, que desafia o jogador a identificar corretamente o bioma apresentado em imagens panorâmicas. Os resultados confirmaram a hipótese de que o Google Street View possui acervo suficiente para representar biomas de forma fundamentada. A proposta demonstrou viabilidade e aplicabilidade no contexto educacional, apesar de limitações técnicas, como instabilidade de links e interferências antrópicas nas paisagens. Concluímos que a ferramenta oferece uma experiência visual realista, favorecendo a análise crítica e a aprendizagem ativa, podendo ser incorporada antes, durante ou após aulas teóricas como recurso didático inovador.

Biografia do Autor

Miguel Frias do Nascimento, Instituto Federal de Educação campus São Paulo

Formado na ETEC Pedro Leme Brisolla Sobrinho como Técnico em Informática e Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-SPO)

Camilly de Almeida Barreto Ferreira, Instituto Federal de Educação campus São Paulo

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IFSP campus São Paulo

Carlos Francisco Gerencsez geraldino, Instituto Federal de Educação campus São Paulo

Possui graduação em Geografia e especialização em História e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor do Instituto Federal de São Paulo, campus São Paulo, onde leciona nas licenciaturas em Geografia, Ciências Biológicas e Física, e coordena o Laboratório de Pesquisa em Biogeografia (Bio.Geo.Lab.IFSP).

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Publicado
2025-10-09
Como Citar
Nascimento, M., Ferreira, C., & geraldino, C. (2025). O potencial didático do Google Street View como ferramenta de gameficação para o ensino dos biomas mundiais. Revista Para Graduandos/Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De São Paulo - Campus São Paulo - REGRASP, 10(3), 82-96. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1281