A ESCRITA DE CRÔNICAS E A CONSCIENTIZAÇÃO DA EMPATIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Mariana Matins Cremon
  • Renan Silva Raposo
  • Cristina Lopomo Defendi

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência do projeto “Empatia do dia a dia”, desenvolvido por discentes da Licenciatura em Letras-Português do Instituto Federal de São Paulo. O projeto foi aplicado em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual da região norte da cidade de São Paulo como parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A sequência didática foi realizada com o objetivo de desenvolver a habilidade escrita dos alunos e aumentar a capacidade expressiva, trabalhando também a conscientização sobre empatia e os problemas consequentes à falta dela. Para isso, foi utilizado o gênero textual crônica e as aulas foram desenvolvidas com leituras de obras do gênero e atividades de produção de texto dos alunos. Como produção final, as crônicas escritas pelos alunos foram compiladas em um livro. Com os resultados, foi possível observar que os alunos conseguiram refletir sobre os temas discutidos em sala de aula e puderam aprimorar a habilidade da escrita.

Publicado
2020-05-27
Como Citar
Cremon, M., Raposo, R., & Defendi, C. (2020). A ESCRITA DE CRÔNICAS E A CONSCIENTIZAÇÃO DA EMPATIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 5(2), 48-59. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/632
Seção
Relato de experiências