A ESCRITA DE CRÔNICAS E A CONSCIENTIZAÇÃO DA EMPATIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência do projeto “Empatia do dia a dia”, desenvolvido por discentes da Licenciatura em Letras-Português do Instituto Federal de São Paulo. O projeto foi aplicado em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual da região norte da cidade de São Paulo como parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A sequência didática foi realizada com o objetivo de desenvolver a habilidade escrita dos alunos e aumentar a capacidade expressiva, trabalhando também a conscientização sobre empatia e os problemas consequentes à falta dela. Para isso, foi utilizado o gênero textual crônica e as aulas foram desenvolvidas com leituras de obras do gênero e atividades de produção de texto dos alunos. Como produção final, as crônicas escritas pelos alunos foram compiladas em um livro. Com os resultados, foi possível observar que os alunos conseguiram refletir sobre os temas discutidos em sala de aula e puderam aprimorar a habilidade da escrita.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.