ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DE GRAMÁTICA
Resumo
Este trabalho retoma a discussão presente na educação linguística brasileira a respeito do ensino de gramática, contribuindo com a perspectiva do que Perini (2016) chamou de alfabetização científica. Apresenta, de maneira introdutória, um panorama do ensino de gramática segundo os documentos oficiais. Em seguida, desenvolve, com base em Antunes (2014), os objetivos do ensino de linguagem na escola, no qual se insere o de gramática. A partir disso, como conhecimento sociocultural, desenvolvem-se as bases da alfabetização científica, buscando apresentar a gramática como tradição e sua possibilidade de investigação como ciência. Ao fim, são apresentadas explorações de alguns fenômenos, bem como alguma discussão do que chamamos de senso comum sobre a língua.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.