CRISTALOGRAFIA E APLICAÇÕES NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL
Resumo
Este artigo é resultado de um estudo feito nas aulas de Interface da Química com Matemática – IQMM7, ministrada para o curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tendo em vista as várias aplicações da Cristalografia no cotidiano e sua relação com conceitos geométricos, tratamos de apresentar as formas geométricas das moléculas de cristais e relacionar com o ensino da Geometria Espacial. Nosso foco é mostrar a Cristalografia como tema interdisciplinar para aulas de Matemática e Química no Ensino Médio, a fim de que os estudantes compreendam sobre a relevância dessa área de estudo para o mundo e como essas disciplinas podem estar relacionadas. São diversas as abordagens possíveis do assunto em sala de aula, por isso sugerimos algumas atividades a serem aplicadas por meio de uma Sequência Didática. Baseamo-nos em informativos da UNESCO (2014) que trataram sobre o ano da Cristalografia, em 2014, e da sua importância para o mundo, além dos estudos sobre formas geométricas de Silva (2011) e da teoria das Sequências Didáticas por Zabala (1998).

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.