ESCHER E O ENSINO DA GEOMETRIA

Palavras-chave: Escher, Conceitos Geométricos, Metamorfose

Resumo

O presente artigo descreve brevemente sobre a vida e as obras de Escher, um artista gráfico holandês conhecido por suas construções impossíveis e uma visão paradoxal que une a Matemática e a Arte. O foco dentre as várias fases da carreira do artista será a fase Metamorfose por ser a que mais trabalha os diversos conceitos geométricos. Com base em fontes de sites oficiais, livros e artigos físicos que tratam do assunto abordado, o principal objetivo deste estudo é a apresentação de atividades que poderão ser realizadas em sala de aula para ensinar alguns conceitos geométricos, como simetrias e poliedros de Platão. Além disso, também é finalidade deste fazer refletir sobre as práticas docentes que podem explorar outras áreas do conhecimento. Por fim, apresentamos uma análise reflexiva acerca do estudo realizado.

Biografia do Autor

José Maria Carlini, IFSP/Campus São Paulo

Mestre em História da Ciência/PUC-SP

Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico /IFSP – Campus São Paulo

Referências

Referências Bibliográficas

ALVES, Claudia Maria Fiuza (2014). O Estudo da Simetria Através da Arte de Maurits Cornelis Escher. PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Rio de Janeiro - RJ. Disponível em: <http://www.impa.br/opencms/pt/ensino/downloads/PROFMAT/trabalho_conclusao_curso/2014/claudia_fiuza.pdf> Acesso em 15 de nov. de 2016.

APM. (1998). Arte e Matemática. Lisboa: APM.

BARTH, Glauce (2006). Arte e Matemática, subsídios para uma discussão interdisciplinar por meio das obras de M. C. Escher. Tese de mestrado não publicada. Universidade Federal do Paraná. Disponível em: < http://www.ppge.ufpr.br/teses/M06_barth.pdf>. Acesso em 22 de mar. de 2017.

BRANCO, Eguimara Selma; MENTA, Eziquiel (2010). Escher e a Matemática. Secretaria de Educação. Curitiba - PR. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23463> Acesso em 15 de nov. de 2016.

CIFUENTES, José Carlos. A Linguagem Visual da Matemática. Anais da XI Conferência Interamericana de Educação Matemática, Blumenau, 2003.

Dicionário Online de Português. Metamorfose. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/metamorfose/> Acesso em 15 de nov. de 2016.

ERNEST, Bruno. (1978). The Magic Mirror of M. C. Escher. England: Tarquin.

ERNST, Bruno. O espelho mágico de M. C. Escher. Benedikt Taschen Verlag GmbH, Hohenzollernring 53, D-50672 Köln, 1991.

ESCHER, Maurits Cornelis. (1994). Gravuras e Desenhos. Hamburgo: Taschen (Trad. Maria Odete Conçalves - Koller).

M.C. Escher Foundation. M.C. Escher. Site oficial. Disponível em: <http://www.mcescher.com/> Acesso em 15 de nov. de 2016.

SEMINÁRIO (2001/2002). Da Matemática à Reflexão Sobre Matemática. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal. Disponível em: <http://webpages.fc.ul.pt/~ommartins/seminario/escher/index.html> Acesso em 15 de nov. de 2016.

Bibliografia Consultada

BARBOUR, Ana Maria. A arquitetura árabe no apogeu do Islã. Entrevista publicada em 17/06/2010. Disponível em: < http://www.icarabe.org/entrevistas/a-arquitetura-arabe-no-apogeu-do-isla>. Último acesso em 23 de mar. de 2017.

MATHÉMATIQUES ACADÉMIE DE ROUEN. Thème D’Étude: Pajaritas. Disponível em: <http://maths.spip.ac-rouen.fr/spip.php?article674> Acesso em 15 de nov. de 2016.

MEHAN, Lees. Interior do palácio de Alhambra. Disponível em: < https://www.redbubble.com/people/lesm/works/2538578-plaza-de-leones-alhambra-palace-granada-spain>. Último acesso em 23 de mar. de 2017.

VEDHUYSEN, W. F. The magic of M. C. Escher. London: Thames & Hudson, 2006.

Publicado
2017-06-01
Seção
Artigos