ELEMENTOS DA CULTURA CELTA EM A DEMANDA DO SANTO GRAAL
Resumo
Este artigo tem como objetivo apontar a presença de elementos da cultura celta na novela de cavalaria A demanda do Santo Graal. Esse gênero, bastante popular na Idade Média, sofreu modificações quando o cristianismo chegou às ilhas britânicas, por volta do século IV. A dominação romana fez com que os povos que pertenciam àquela cultura e ocupavam boa parte do território europeu fossem confinados nas ilhas britânicas; suas crenças e seus costumes foram reprimidos e substituídos pelos valores e pela moral do cristianismo. As novelas de cavalaria exaltavam esses valores porém mantiveram alguns elementos que remetem ao misticismo e ao antropocentrismo que eram característicos da cultura celta. Com base nos estudos de Eliade e outros pesquisadores, este artigo pretende apontar alguns desses elementos.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.