A CRIAÇÃO ARTÍSTICA NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA ARTE

REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM TRIANGULAR

  • Julia Martins Homci
  • Maria Júlia Abdalla Parente de Oliveira
  • Guilherme Nakashato IFSP Campus São Paulo

Resumo

O ensaio busca refletir sobre a importância da criação artística no processo de orientação e pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida em 2019, consolidada na experiência docente das disciplinas de Introdução à História da Arte e de Teoria e História da Arte do curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do IFSP/Câmpus São Paulo. A análise incidiu na organização de pesquisa implementada por duas alunas bolsistas, em resposta às reflexões estimuladas nas orientações, trabalhando a investigação histórica/sociológica, o exercício estético/interpretativo e a elaboração poética/artística, proposição inspirada na teoria epistemológica da Abordagem Triangular para o Ensino da Arte, sistematizada pelas pesquisas de Ana Mae Barbosa a partir da década de 1980. Uma das bolsistas investigou artistas mulheres no contexto do Impressionismo na Europa e no Brasil, enquanto a outra focou na liberdade artística na situação de polarização política contemporânea.

Publicado
2020-05-27
Como Citar
Homci, J., Oliveira, M. J., & Nakashato, G. (2020). A CRIAÇÃO ARTÍSTICA NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA ARTE. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 5(2), 94-115. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/680
Seção
Relato de experiências