ARTE E SOCIEDADE: INSERÇÕES IDEOLÓGICAS NO CIRCUITO EDUCACIONAL
Resumo
Cildo Meireles, um dos artistas visuais brasileiros mais reconhecidos pela crítica especializada, desenvolveu, ao longo de sua carreira, propostas artísticas que convidam o público a refletir sobre o contexto sociopolítico contemporâneo. Esta pesquisa de iniciação científica, desenvolvida no IFSP/Câmpus São Paulo em 2018, gerou uma série de trabalhos artísticos por parte da pesquisadora. Nestes, pôs-se a dialogar com os estudos das obras de Meireles e com o panorama sociopolítico brasileiro atual. O presente artigo descreve e analisa obras selecionadas do mencionado artista e relata o processo de criação e produção de duas das três obras autorais da pesquisa, debatendo as repercussões da obra de arte como forma de provocação social.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.