CRENÇAS SOBRE LEITURA E SEU ENSINO: APRESENTAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA-PILOTO NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O artigo apresenta um levantamento teórico e uma experiência-piloto sobre crenças em geral. Objetiva explorar as crenças que envolvem os processos de ensino e aprendizado de leitura no ambiente escolar do Ensino Médio. Adota como fundamentação teórica os pensamentos de estudiosos da área de linguística aplicada e de crenças, como Yang (1992), Pajares (1992), Barcelos (2001), Solé (2009), Almeida (2010) e Luz (2007, 2015). Os procedimentos metodológicos expõem as categorias: o bom leitor, o conceito de leitura, ensino e aprendizagem de leitura, ensino e aprendizagem de literatura e leitura literária, escolhidas para embasar a interpretação das asserções obtidas na pesquisa-piloto. Conclui que, embora as crenças não sejam construídas de forma racional e consciente, existe um grande impacto de sua existência no processo de ensino e aprendizagem de leitura.