ARGUMENTAÇÃO E IDEOLOGIA EM GÊNEROS MIDIÁTICOS E FAKE NEWS: UMA EXPERIÊNCIA COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM SALA DE AULA

  • Jéssica Marques Peixoto IFSP

Resumo

Este artigo pretende apresentar os resultados da aplicação de uma sequência didática realizada em uma escola estadual, em uma parceria entre o Instituto Federal de São Paulo e o Programa de Residência Pedagógica, com o objetivo de compreender o processo de argumentação em gêneros midiático e fake news. Baseado nos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2002) e Freire (1996), este estudo analisa a criação e aplicação de atividades voltadas para competências de argumentação na criação e interpretação de textos, e fomentação de discussão acerca de ideologias presentes em notícias, vídeos e postagens em gêneros midiáticos e demonstração de respostas positivas acerca do aprendizado dos educandos.

Publicado
2020-09-07
Como Citar
Peixoto, J. (2020). ARGUMENTAÇÃO E IDEOLOGIA EM GÊNEROS MIDIÁTICOS E FAKE NEWS: UMA EXPERIÊNCIA COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM SALA DE AULA. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 5(3), 4-14. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/613
Seção
Letras - Práticas e Residência Pedagógica