ARGUMENTAÇÃO E IDEOLOGIA EM GÊNEROS MIDIÁTICOS E FAKE NEWS: UMA EXPERIÊNCIA COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM SALA DE AULA

  • Jéssica Marques Peixoto IFSP

Resumo

Este artigo pretende apresentar os resultados da aplicação de uma sequência didática realizada em uma escola estadual, em uma parceria entre o Instituto Federal de São Paulo e o Programa de Residência Pedagógica, com o objetivo de compreender o processo de argumentação em gêneros midiático e fake news. Baseado nos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2002) e Freire (1996), este estudo analisa a criação e aplicação de atividades voltadas para competências de argumentação na criação e interpretação de textos, e fomentação de discussão acerca de ideologias presentes em notícias, vídeos e postagens em gêneros midiáticos e demonstração de respostas positivas acerca do aprendizado dos educandos.

Publicado
2020-09-07
Como Citar
PEIXOTO, J. ARGUMENTAÇÃO E IDEOLOGIA EM GÊNEROS MIDIÁTICOS E FAKE NEWS: UMA EXPERIÊNCIA COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM SALA DE AULA. Revista para Graduandos/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo - REGRASP, v. 5, n. 3, p. 4-14, 7 set. 2020.
Seção
Letras - Práticas e Residência Pedagógica