LEITURA E ESCOLA: OS ESPAÇOS ESCOLARES E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO

  • Cecília Maria da Silva Costa IFSP

Resumo

Esse trabalho apresenta uma análise do desenvolvimento de leitura a partir de observações e intervenções realizadas em duas escolas públicas em bairros da Zona Norte da cidade de São Paulo, durante um ano e meio, por bolsistas do Programa de Residência Pedagógica. Dentre os objetivos, busca avaliar os espaços escolares, bibliotecas e/ou salas de leitura como espaços que integram o currículo escolar, e, para além disso, relatar as experiências com atividades que corroboram com o desenvolvimento da leitura dos alunos do sexto ano e do Ensino Médio, em suas respectivas escolas. Para tal, recorremos à apresentação de um relato de experiência relacionando as teorias selecionadas para discorrer sobre a temática. Buscou-se relacionar os conceitos de leitura e formação de leitores apresentados por Petit (2008) e, no que diz respeito ao espaço escolar, recorrendo aos postulados de Escolano (2001). Os resultados apresentam como ainda é preciso revisitar os projetos acerca dos espaços de leitura na escola e fora dela para que o acesso à leitura seja ampliado.

Publicado
2020-09-08
Como Citar
COSTA, C. M. LEITURA E ESCOLA: OS ESPAÇOS ESCOLARES E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO. Revista para Graduandos/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo - REGRASP, v. 5, n. 3, p. 80-97, 8 set. 2020.
Seção
Letras - Práticas e Residência Pedagógica