LEITURA E ESCOLA: OS ESPAÇOS ESCOLARES E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO
Resumo
Esse trabalho apresenta uma análise do desenvolvimento de leitura a partir de observações e intervenções realizadas em duas escolas públicas em bairros da Zona Norte da cidade de São Paulo, durante um ano e meio, por bolsistas do Programa de Residência Pedagógica. Dentre os objetivos, busca avaliar os espaços escolares, bibliotecas e/ou salas de leitura como espaços que integram o currículo escolar, e, para além disso, relatar as experiências com atividades que corroboram com o desenvolvimento da leitura dos alunos do sexto ano e do Ensino Médio, em suas respectivas escolas. Para tal, recorremos à apresentação de um relato de experiência relacionando as teorias selecionadas para discorrer sobre a temática. Buscou-se relacionar os conceitos de leitura e formação de leitores apresentados por Petit (2008) e, no que diz respeito ao espaço escolar, recorrendo aos postulados de Escolano (2001). Os resultados apresentam como ainda é preciso revisitar os projetos acerca dos espaços de leitura na escola e fora dela para que o acesso à leitura seja ampliado.

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