EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA BRASILEIRA: UM PANORAMA DA DÉCADA DE 1990 À ATUALIDADE
Resumo
A presente pesquisa aborda o contexto das IESs (Instituição de Educação Superior) brasileiras na década de 1990 em comparação com a atualidade, numa perspectiva política, legislativa, social e com dados estatísticos, enfatizando: as orientações do Banco Mundial (1994) para os países em desenvolvimento, as legislações brasileiras que norteiam a educação superior e o compromisso com a educação, o conhecimento, a pesquisa e, em especial, a responsabilidade social universitária. Os dados estatísticos contemplam um panorama histórico-social das IES, dos candidatos, das vagas, das ofertas, das regiões brasileiras, das matrículas e dos concluintes da década de 1990 e da atualidade. Esse panorama possibilita entender o que ocorre com a educação superior no Brasil desde a reforma universitária, até o ano de 2016, por meio do Censo da Educação Superior (MEC/INEP, 2017).

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.