O PERFIL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE DE FERRAZ DE VASCONCELOS
Resumo
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo pauta-se em descobrir o perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e se configurar em proposição do seu currículo oficial, visando a conjuntura dos discentes atendidos no 1º semestre de 2017 na cidade de Ferraz de Vasconcelos-SP. Para pensar na formulação de um perfil dos alunos, é também necessário conhecer seus objetivos de vida, suas expectativas de estudos, suas rotinas, particularidades e principalmente a empregabilidade. Este estudo está pautado nas obras de Brasil (2000), Freire (1985, 2017), Gadotti e Romão (2007), Kuenzer (2001) e Oliveira (1999), que conversam com a EJA e a situação do aluno adulto frente ao mercado de trabalho. Os resultados se enquadram numa ressignificação do processo de ensino-aprendizagem a partir de uma aprendizagem significativa, pois quando conhecemos o público atendido é possível repensar os conteúdos e as propostas de trabalho em sala de aula. Sendo assim, nos baseamos em configurar o novo perfil dos alunos, pautado em dados coletados em seis escolas da cidade. Nesta proposição estão envolvidos dados qualiquantitativos evidenciados na coleta de dados.