O PERFIL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE DE FERRAZ DE VASCONCELOS
Resumo
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo pauta-se em descobrir o perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e se configurar em proposição do seu currículo oficial, visando a conjuntura dos discentes atendidos no 1º semestre de 2017 na cidade de Ferraz de Vasconcelos-SP. Para pensar na formulação de um perfil dos alunos, é também necessário conhecer seus objetivos de vida, suas expectativas de estudos, suas rotinas, particularidades e principalmente a empregabilidade. Este estudo está pautado nas obras de Brasil (2000), Freire (1985, 2017), Gadotti e Romão (2007), Kuenzer (2001) e Oliveira (1999), que conversam com a EJA e a situação do aluno adulto frente ao mercado de trabalho. Os resultados se enquadram numa ressignificação do processo de ensino-aprendizagem a partir de uma aprendizagem significativa, pois quando conhecemos o público atendido é possível repensar os conteúdos e as propostas de trabalho em sala de aula. Sendo assim, nos baseamos em configurar o novo perfil dos alunos, pautado em dados coletados em seis escolas da cidade. Nesta proposição estão envolvidos dados qualiquantitativos evidenciados na coleta de dados.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.