FERRAMENTA PARA CONFIGURAÇÃO DE SISTEMAS DE CONTROLE EMBARCADOS (IoTControl)

  • Danilo Oliveira Martins Instituto Federal São Paulo
  • Alexandre Brincalepe Campo IFSP
  • Almir Fernandes IFSP

Resumo

Este trabalho consiste no desenvolvimento do programa aplicativo computacional de controle e a interface de rede que permite a interação homem máquina, sendo que através desta interface é possível realizar o controle e supervisão da planta de controle, possibilitando ao usuário supervisionar e selecionar algoritmos. A ferramenta apresenta, em sua tela inicial, o modelo de controlador a ser selecionado pelo usuário, permite a mudança em tempo de execução da estrutura do controlador, assim como dos parâmetros que o definem. Caberá ao usuário estabelecer os parâmetros iniciais, bem como qual modelo melhor se aplica ao objeto de controle. A estrutura do controlador é constituída de múltiplas entradas e uma saída. Diversas estruturas de controle podem ser testadas através do uso de uma interface gráfica intuitiva. Permite ainda a coleta de dados do sistema que está sendo testado para que sejam aplicadas técnicas de ajuste de parâmetros de controle (sintonia).

O sistema proposto foi validado em uma planta de controle experimental, composta de um motor elétrico com encoder acoplado ao dispositivo computacional por uma interface eletrônica, sendo que suas funcionalidades foram testadas e avaliadas através de métodos gráficos. Para demonstração foi utilizado um aparelho de telefone celular com acesso à internet.

Biografia do Autor

Danilo Oliveira Martins, Instituto Federal São Paulo

Mestrando em Automação e Controle de Processos, possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade São Judas Tadeu (2005). Experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos, projetos de produto e sistemas eletrônicos com especialização no desenvolvimento de software.

Publicado
2017-10-01
Como Citar
Martins, D., Brincalepe Campo, A., & Fernandes, A. (2017). FERRAMENTA PARA CONFIGURAÇÃO DE SISTEMAS DE CONTROLE EMBARCADOS (IoTControl). REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 2(5), 26-35. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/186
Seção
Artigos