Modalidades de cursos e eventos educacionais em um catálogo para o Instituto Federal campus São João da Boa Vista: uma revisão da literatura

Palavras-chave: Modalidades de ensino, Formação profissional, Gestão educacional, Catálogo digital de cursos e eventos, Curricularização da extensão

Resumo

A ampliação do acesso à formação continuada é um motivo para instituições públicas e comunitárias buscarem estratégias para divulgar oportunidades de qualificação profissional de forma acessível e organizada. Nesse contexto, o IFSP Campus S. J. da Boa Vista propôs a sistematização dessas oportunidades em um catálogo digital em um projeto de curricularização da extensão. Entretanto, a ausência de ferramentas integradoras que organizem informações sobre cursos e eventos educacionais dificulta o planejamento formativo das comunidades locais. Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre modalidades de ensino, com foco na construção de um catálogo digital voltado à comunidade São Joanense. A metodologia baseou-se na seleção e análise de seis artigos científicos obtidos em bases de dados de acesso livre, que abordassem diretamente o tema proposto e que fizessem jus à pergunta norteadora. Os resultados foram organizados em três eixos: diversidade de modalidades educacionais, papel da gestão educacional e acompanhamento de egressos. Os achados indicam que a integração entre diferentes formatos de cursos e eventos, aliada à inovação tecnológica e à gestão estratégica, pode ampliar o acesso ao conhecimento e qualificar a oferta formativa. Conclui-se que um catálogo digital estruturado é uma solução viável e promissora para promover a inclusão educacional.

Biografia do Autor

Victor Luiz de Oliveira Schiavoni, Instituto Federal de São Paulo/Campus São João da Boa Vista

Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet

Lucca Bonato Costa, Instituto Federal de São Paulo/Campus São João da Boa Vista

Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet

Marcus Vinicius Soares Rito, Instituto Federal de São Paulo/Campus São João da Boa Vista

Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet

Carlos Renato Domingos da Silva, Instituto Federal de São Paulo/Campus São João da Boa Vista

Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet

Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues, Instituto Federal de São Paulo/Campus São João da Boa Vista

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (Linguística Cognitiva, Unesp, 2012), com estágio de pós-doutorado realizado no Departamento de Ciências Cognitivas da Case Western Reserve University, em Cleveland, Ohio, EUA (2018/2019). Mestre em Linguística (Argumentação e Retórica, Unifran, 2008). Especialista em Psicanálise e Análise do Contemporâneo (PUCRS, 2025), em Design Instrucional (Unifei, 2015) e em Língua Inglesa (Unifran, 2006). Licenciada em Letras - Português/Inglês (Unifeg, 1997). É professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, do câmpus São João da Boa Vista, e foi Docente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT, câmpus Sertãozinho (2020-2024). Atuou como professora visitante do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT), câmpus Mirandela, em Portugal (2024/2025.1). Coordenou a Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Informática na Educação (2019-2021). É líder do Grupo de Pesquisas em Comunicação Científica aCOMTECe desde 2019 e coordenadora do Projeto Extensionista: Laboratório de Letramento Técnico-Científico, Laletec desde 2015. Atua, como pesquisadora, nas seguintes linhas: Linguística Cognitiva, Linguística Aplicada e Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, a partir dos temas: Comunicação Científica, Educação e Tecnologias, Avaliação Educacional e Formação de Professores.

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Publicado
2025-11-13
Como Citar
de Oliveira Schiavoni, V., Costa, L., Rito, M., Monfardini, V., da Silva, C., & Rodrigues, R. (2025). Modalidades de cursos e eventos educacionais em um catálogo para o Instituto Federal campus São João da Boa Vista: uma revisão da literatura. Revista Para Graduandos/Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De São Paulo - Campus São Paulo - REGRASP, 10(3), 145-156. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1259