A PEDAGOGIA NA ALFABETIZAÇÃO DE AUTISTA: COMPORTAMENTO, FIGURA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM

  • Valeria Vieira dos Santos Faceli- Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Franciele Silva França Faceli- Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Milena da Costa Silva Faceli- Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Antônio César Machado da Silva

Resumo

O presente artigo aborda a temática da alfabetização de crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com o propósito de fornecer informações acerca da eficácia de abordagens específicas no processo de alfabetização nomeadamente, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS) e o Tratamento em Educação para Autista e Crianças com Deficiências Relacionadas à Comunicação (TEACCH). Estes métodos visam ampliar as capacidades de comunicação das crianças autistas, facilitando uma interação mais efetiva com a sociedade e, neste caso, com o processo de alfabetização. O TEA é conceituado como uma síndrome comportamental inserindo-se no espectro dos distúrbios do desenvolvimento. A presente pesquisa assume a forma de uma revisão bibliográfica com caráter quantitativo-descritivo, com o intuito de selecionar dados relevantes sobre as metodologias destinadas ao ensino e a aprendizagem de estudantes com TEA. Para avaliar a implementação dessas abordagens no processo de alfabetização realizou-se uma entrevista com três professoras do Ensino Fundamental de duas escolas públicas em dois municípios diferentes. Os resultados obtidos indicam a possibilidade positiva do uso dos métodos pelos professores no processo de alfabetização de estudantes autistas ressaltando, no entanto, a necessidade da colaboração de toda a equipe gestora da escola, secretaria de educação e dos pais e responsáveis legais para otimizar os benefícios.

Biografia do Autor

Franciele Silva França, Faceli- Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior de Linhares- Faceli.

Milena da Costa Silva, Faceli- Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Graduanda de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares- Faceli.

Publicado
2024-12-31
Como Citar
dos Santos, V., França, F., Silva, M., & Machado da Silva, A. (2024). A PEDAGOGIA NA ALFABETIZAÇÃO DE AUTISTA: COMPORTAMENTO, FIGURA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 9(3), 57-75. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1215