MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA DE ESTUDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Joana Lúcia Alexandre de Freitas UFSM
  • Cinthia santos dos Santos FACELI
  • Rayssa Souza Santos

Resumo

O presente trabalho teve o objetivo de investigar a utilização dos Mapas Mentais na promoção da aprendizagem e compreensão de conceitos nos diferentes componentes curriculares da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica que explorou artigos publicados entre 2018 e 2023, coletados na plataforma dos Periódicos Capes e Google Acadêmico. Dentre os resultados, destaca-se o uso de Mapas Mentais recorrentes nos componentes curriculares de Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagens e Matemática. Através da intervenção pedagógica do professor esse método de estudo é eficaz para a organização de ideias e absorção de conteúdo, eficiente para o ensino e a compreensão de conceitos cartográficos e representação de espaço.

Publicado
2024-03-31
Como Citar
Freitas, J. L., Santos, C., & Santos, R. (2024). MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA DE ESTUDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 9(1), 79-96. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1206