MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA DE ESTUDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O presente trabalho teve o objetivo de investigar a utilização dos Mapas Mentais na promoção da aprendizagem e compreensão de conceitos nos diferentes componentes curriculares da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica que explorou artigos publicados entre 2018 e 2023, coletados na plataforma dos Periódicos Capes e Google Acadêmico. Dentre os resultados, destaca-se o uso de Mapas Mentais recorrentes nos componentes curriculares de Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagens e Matemática. Através da intervenção pedagógica do professor esse método de estudo é eficaz para a organização de ideias e absorção de conteúdo, eficiente para o ensino e a compreensão de conceitos cartográficos e representação de espaço.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.