AS VIVÊNCIAS E A LUTA CONTRA O RACISMO NA ESCOLA

  • Joana Lúcia Alexandre de Freitas UFSM
  • Marcia Rosa de Souza Davel FACELI
  • Leonardo da Silva Araújo FACELI

Resumo

É necessário trabalhar as questões sobre o que deve ser feito para desmitificar a história de que a pessoa por ser negra não pode ser doutora, escritora, advogada, entre outras profissões de poder na sociedade. Todavia, no tempo em que vivemos, a sociedade ainda demonstra um racismo estrutural, por esta razão, com objetivo de destacar a importância de trabalhar a desconstrução do racismo estrutural nas escolas, o qual muitas vezes se manifesta de maneira subjetiva na estrutura escolar, foi feito este artigo. Trata-se de uma revisão de literatura para dialogar com a necessidade de práticas educacionais antirracistas. Apresentamos como sugestão para prática educativa a análise de indivíduos negros que foram e são destaques no mundo sociocientífico, como forma de desmitificar a incapacidade intelectual negra para ocupar cargos de poder na sociedade.

Biografia do Autor

Marcia Rosa de Souza Davel, FACELI

Graduanda de Peagogia.

Leonardo da Silva Araújo, FACELI

Graduando de Pedagogia.

Publicado
2023-12-13
Como Citar
Freitas, J. L., Davel, M. R. de, & Araújo, L. (2023). AS VIVÊNCIAS E A LUTA CONTRA O RACISMO NA ESCOLA. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 8(4), 24-43. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1178