OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS LOGÍSTICOS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE ANÁLISE DE DADOS
Resumo
A análise de dados tem transformado diversos setores de serviços e produção, em diferentes escalas de negócios, permitindo otimização dos processos e desempenho organizacional. Os avanços tecnológicos associados à quarta revolução industrial estão demandando um gerenciamento enxuto da cadeia de suprimentos, o que está altamente vinculado à operação e ao desempenho do setor de logística. Dentro da cadeia de produção, a inquietação quanto aos custos envolvidos no transporte de matéria prima, produção e distribuição do produto acabado é constante, tendo em vista a extensão territorial do Brasil e o predomínio do transporte rodoviário. Por essa razão, o objetivo deste estudo é propor o uso da análise de dados para otimizar o processo de ocupação de carga da cadeia logística de uma empresa do setor de bens de consumo e desenvolver uma solução para apoiar a tomada de decisão, minimizar o retrabalho e diminuir os custos operacionais com o transporte de carga. Uma ferramenta de consolidação e análise de dados em tempo real foi implementada para otimizar os processos do time operacional em logística. Após a implementação da aplicação, a taxa de ocupação de carga passou de 82,92% para 84,45% no período de 3 meses, um crescimento de 1,53%, aumentando a maturidade da operação e qualidade de serviços prestados aos clientes.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.