HABITAÇÃO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA:
a experiência do escritório modelo ÁTICO na reorientação da formação em Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Este artigo visa discutir como a questão habitacional no Brasil é trabalhada na formação do estudante de Arquitetura e Urbanismo a partir da apresentação do projeto de extensão universitária, o Escritório Modelo ÁTICO, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus São Paulo. Descreve o trabalho desenvolvido pelo grupo em comunidades e ocupações na Região Metropolitana de São Paulo, com ações referentes à assessoria técnica para habitação de interesse social e processos participativos com os moradores na construção dos seus espaços. Enfatiza a importância da aplicação da Lei 11.888/08 (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social) e o trabalho do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo na formação acadêmica e profissional crítica na luta pelo direito à moradia e à cidade. Por fim, aborda a articulação com a Assessoria Técnica Ambiente Trabalhos para o Meio Habitado na parceria de fomento com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, para a viabilização das ações dos grupos de trabalhos da ÁTICO, além dos resultados da equipe até o momento enquanto extensão universitária.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.