TRANSITIVIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS
UM ESTUDO SOBRE OS VERBOS INACUSATIVOS E SUA APLICAÇÃO À EDUCAÇÃO BÁSICA1
Resumo
Esse artigo busca analisar o modo pelo qual a questão da transitividade verbal é apresentada nos materiais didáticos na Educação Básica. Sendo este um tema amplo, o foco deste artigo são os verbos intransitivos e, mais especificamente, a sua subdivisão em verbos inacusativos e inergativos. Depois de uma revisão da literatura de gramáticas normativas e descritivas, serão analisados livros didáticos adotados no Ensino Fundamental e Médio, de modo que, a partir dos estudos linguísticos, será discutida sua eficiência e qualidade. O aporte teórico utilizado é baseado na Teoria Gerativa de Noam Chomsky. Quanto aos resultados encontrados, conclui-se que os livros didáticos não seguem os pressupostos básicos da teoria gerativa, o que é algo a ser melhorado.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.