TRANSITIVIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS

UM ESTUDO SOBRE OS VERBOS INACUSATIVOS E SUA APLICAÇÃO À EDUCAÇÃO BÁSICA1

  • Pedro Rezende Simões Universidade de Brasília
  • Helena Guerra Vicente

Resumo

Esse artigo busca analisar o modo pelo qual a questão da transitividade verbal é apresentada nos materiais didáticos na Educação Básica. Sendo este um tema amplo, o foco deste artigo são os verbos intransitivos e, mais especificamente, a sua subdivisão em verbos inacusativos e inergativos. Depois de uma revisão da literatura de gramáticas normativas e descritivas, serão analisados livros didáticos adotados no Ensino Fundamental e Médio, de modo que, a partir dos estudos linguísticos, será discutida sua eficiência e qualidade. O aporte teórico utilizado é baseado na Teoria Gerativa de Noam Chomsky. Quanto aos resultados encontrados, conclui-se que os livros didáticos não seguem os pressupostos básicos da teoria gerativa, o que é algo a ser melhorado.

Publicado
2022-01-20
Como Citar
Rezende Simões, P., & Guerra Vicente, H. (2022). TRANSITIVIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 6(4), 154-171. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/979
Seção
Artigo Iniciação Científica