O PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO ESCOLAR
DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Resumo
Este artigo objetivou investigar sobre a contribuição da ação psicopedagógica no contexto escolar. A metodologia utilizada, neste trabalho, foi uma revisão bibliográfica sobre o assunto em questão, usando autores como Bossa (2019), Paín (1985) e Weiss (2015), e uma pesquisa de campo que, inicialmente, seria realizada com Psicopedagogos que atuam no contexto escolar. Porém, com o decorrer da pesquisa, ficou constatado que, no município de Linhares, não existe esse profissional atuando no interior de escolas. Diante dessa constatação, a pesquisa foi redirecionada, abarcando outros municípios no entorno de Linhares e também na Grande Vitória. Um novo percurso metodológico foi traçado no qual foi realizada uma entrevista com a coordenadora da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Núcleo Espírito Santo (ABPp-ES) e análise documental de legislação específica sobre a inserção do Psicopedagogo em contexto escolar no estado do Espírito Santo. Nesse contexto, foi observado a falta de profissionais de Psicopedagogia atuando em ambiente escolar no estado do Espírito Santo. Porém, podem ser percebidos alguns movimentos que abrem espaço para a atuação desse profissional no ambiente escolar, a aprovação da Lei Nº 9692/2020, do município de Vitória, e a tramitação do Projeto de Lei Nº 63/2021 apresentado à Câmara Municipal da Serra.

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