TRÊS PROJETOS DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ

  • Maria Luiza Appezzato IFSP - Instituto Federal de São Paulo
  • Maria Cecilia Lucchese IFSP - Instituto Federal de São Paulo

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados obtidos em pesquisa realizada em 2020 sobre o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, cujo objetivo inicial era compreender se os instrumentos e ações do Consórcio tem rebatimento nos planejamentos territoriais municipais e nesse sentido podem ser considerados como planejamento territorial regional. O artigo apresenta o Consórcio, programas e projetos e faz considerações a respeito de três projetos, a saber, os espaços Eco-Hídricos, a recuperação do Ribeirão Quilombo e os piscinões ecológicos, a partir do estudo e análise de documentos disponibilizados pelo Consórcio em seu site, e de entrevista com técnicos que lá atuam, e finalmente são feitas considerações sobre a abrangência de sua atuação regional.

Biografia do Autor

Maria Cecilia Lucchese, IFSP - Instituto Federal de São Paulo

Possuo graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Teoria e História do Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2009). Sou docente do Instituto Federal de São Paulo, do Departamento de Construção Civil, do Campus São Paulo. Tenho experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional, atuando nos seguintes temas: planejamento urbano, legislação urbanística, meio ambiente, desenvolvimento urbano e habitação social. Tenho especialização na área de história do urbanismo e história urbana.

Publicado
2021-06-27
Como Citar
Appezzato, M. L., & Lucchese, M. (2021). TRÊS PROJETOS DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ. REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 6(2), 42-58. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/946
Seção
Artigo Iniciação Científica