MULHERES CIENTISTAS SILENCIADAS E O RESGATE HISTÓRICO DE CONTRIBUIÇÕES DA FÍSICA TEÓRICA BRASILEIRA SONJA ASHAUER
Resumo
É reconhecida, na área de ensino de ciências, a importância didática de abordagens históricas filosóficas. Muitos estudos apontam para as contribuições positivas de tais abordagens, entre elas, elucidar o caráter construtivo e histórico da ciência. Dentro desta temática, tem-se destacado os estudos sobre gênero e ciência, por exemplo, resgatando os nomes muitas vezes esquecidos de cientistas mulheres e suas contribuições. Além disso, também se sublinha a importância de destacar contribuições nacionais para a ciência. Na intersecção destes pontos, destaca-se a física brasileira Sonja Ashauer (1923-1948). Investigamos neste trabalho possíveis episódios de efeito Matilda para com a Ashauer em contribuições sobre o problema do elétron autoacelerado.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.