INICIATIVAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DE SÃO PAULO (1995-2018)

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo as políticas públicas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado de São Paulo no período entre 1995 a 2018, com o objetivo de analisar as iniciativas promovidas pela Secretaria da Educação do estado de São Paulo (SEDUC-SP), atreladas à gestão dos governos do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Trata-se de pesquisa longitudinal, de caráter quanti-qualitativo, com realização de estudo bibliográfico e documental. Os dados coletados na pesquisa foram analisados com o intuito de compreender como ocorrem os atos governamentais no estabelecimento da relação entre governo e sociedade civil, conforme os pressupostos de Lasswell (1936), buscando entender as implicações das decisões no campo das políticas públicas. Constatou-se que o atendimento para EJA no estado de São Paulo foi marcado pela descentralização da SEDUC-SP e pela adoção de parcerias público-privadas.

Biografia do Autor

Lucas Andrade de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Lucas Andrade de Souza é graduando em Geografia [Licenciatura], pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2019). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar da Universidade Federal de São Paulo (GEPPEGE - UNIFESP).

Caio Cabral da Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutorando e mestre em Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP), com Especialização lato sensu em Gestão Pública pela Faculdade Internacional Signorelli (FISIG) e Graduado em Bacharelado e Licenciatura Plena em Filosofia (EFLCH-UNIFESP). Atua como Técnico em Assuntos Educacionais na Coordenadoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), é membro da equipe de Marketing Científico da Revista Sinergia (Área Temática: Multidisciplinar - ISSN: 2177-451X), membro do conselho editorial da Revista de Extensão Compartilhar (ISSN: 2526-3900), apoio ao comitê editorial da Fineduca: Revista de Financiamento da Educação (ISSN: 2236-5907), membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (GEPPEGE-UNIFESP) e do grupo de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Diversidade (IFSP).

Vanessa Santana dos Santos, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2017). Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade de Mogi das Cruzes (2008). Tem experiência na área de Educação e na docência como Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. É professora do Departamento de Ciências Humanas do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisa políticas educacionais em alfabetização para os anos iniciais, bem como a produção e implantação/implementação de currículos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo e as tendências de privatização na formação docente. É participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (Geppege) - Unifesp.

Publicado
2021-03-29
Como Citar
Souza, L., Silva, C., & Santos, V. (2021). INICIATIVAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DE SÃO PAULO (1995-2018). REGRASP - Revista Para Graduandos / IFSP-Câmpus São Paulo, 6(1), 16-31. Recuperado de https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/916
Seção
Especial V EICPOG