UMA COMPREENSÃO SOCIOBIOLÓGICA DO COMPORTAMENTO HUMANO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
A pandemia de COVID-19 constitui um desafio global. Neste ensaio, defendemos que uma perspectiva sociobiológica pode nos ajudar a compreender a progressão e as consequências do comportamento humano durante a pandemia de coronavírus e, inclusive, ajudar governos e indivíduos a tomarem decisões conscientes. Nosso objetivo foi, a partir de então, o de elucidar algumas questões comportamentais humanas durante a pandemia de COVID-19, tratando especificamente dos seguintes temas, à luz da teoria sociobiológica: manipulação do comportamento humano pelo SARS-CoV-2; fortalecimento do distanciamento social a partir do sentimento de nojo; estratégias de cooperação ao distanciamento social; desigualdade de gênero e violência doméstica em tempos de pandemia. O referencial teórico utilizado é baseado na abordagem sociobiológica do conflito de interesses, na análise de custos e benefícios e na teoria dos jogos. Os insights sociobiológicos do comportamento podem inspirar novas soluções, complementando o trabalho em ciência política, economia e saúde pública em resposta às consequências da pandemia do novo coronavírus.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.