A MULHER DA CANTIGA E A CANTIGA DA MULHER NA LÍRICA MEDIEVAL PORTUGUESA
Resumo
RESUMO: O presente artigo procura abordar alguns aspectos da lírica medieval ibérica, no que diz respeito à construção histórica de imagens do feminino na cultura ocidental. Para tanto, recorre à identificação e à interpretação de algumas formações discursivas medievais religiosas, feudais e cavaleirescas que serviram de base discursiva e ideológica para a composição da lírica medieval portuguesa.
PALAVRAS-CHAVE: Discursos medievais ibéricos. Lírica medieval. Mulher medieval.
Referências
DURANT, Will. A História da Filosofia. Coleção os Pensadores. Trad. Luiz Carlos do Nascimento Silva. Luiz Carlos do Nascimento Silva. Rio de Janeiro: Nova Cultural, s/d.
FROMM, Eric. Marx y su Concepto del Hombre. Karl Marx: Manuscritos econômico-filosóficos. Trad. Julieta Campos. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econômica, 1962.
MICELI, Paulo. O Feudalismo. Coleção Discutindo a História. 3.ed. São Paulo: Atual; Campinas: UNICAMP, 1988.
MONGELLI, Lênia Márcia. Fremosos Cantares. Antologia da Lírica Medieval Galego-Poruguesa. São Paulo: WMF / Martins Fontes, 2009.
SARAIVA, António José. História da Literatura Portuguesa. 10.ed. Povoa-do-Varzim: Europa-América, 1970.
SPINA, Segismundo. A Lírica Trovadoresca. 3.ed. São Paulo: EDUSP, 1991.
VIEIRA, Yara Frateschi. Poesia Medieval. Literatura Portuguesa. Coleção Literatura em Perspectiva. São Paulo: Global, 1987.