PROMOÇÃO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS
Resumo
Baseado nos dados acerca do estado nutricional de crianças da educação infantil (BISCEGLI et al., 2006; MONTEIRO, 2008), o objetivo do presente estudo foi incentivar a alimentação saudável e avaliar o estado nutricional de crianças de quatro anos, matriculadas na 1ª etapa da educação infantil em uma escola pública da cidade de Jaboticabal/SP. Foi realizada avaliação antropométrica das crianças, com medidas de estatura e massa corporal, além da determinação do IMC. Após as avaliações, foram desenvolvidas atividades de educação nutricional, envolvendo pintura e jogos. Ao final, as crianças foram avaliadas a partir do preenchimento de atividades desenvolvidas pelos pesquisadores. Os resultados evidenciam que a maior parte das crianças (62%) apresentou excesso de peso. Durante todas as atividades, as crianças mostraram-se muito capazes de assimilar as informações que lhes foram transmitidas. Pode-se concluir que atividades educacionais como estas são efetivas e fundamentais para a construção de hábitos alimentares saudáveis, que podem contribuir inclusive com a melhora do estado nutricional destas crianças