CANALIZAÇÃO DO RIO TIETÊ EM SÃO PAULO: COMPARAÇÃO DE PROJETOS E OBRAS
Resumo
Pretende-se com este artigo apresentar projetos elaborados para a retificação e canalização do Rio Tietê, desenvolvidos no século XX, indicando as dificuldades encontradas pelos projetistas e explicando a forma como este projeto seria implementado. Pretende-se também realizar a comparação dos traçados entre dois projetos e o atual traçado do canal, destacando as semelhanças e diferenças e analisando os impactos que tais projetos teriam sobre a cidade atual. Para a sobreposição foram utilizados softwares que facilitavam o trabalho com as imagens dos projetos, permitindo a alteração de escalas e edição das imagens.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.