MODELAGEM MATEMÁTICA COMO RECURSO PARA ESCOLHA DO COMBUSTÍVEL DE UM CARRO FLEX
Resumo
O tema do presente artigo é o consumo de combustíveis em veículos flex (veículo de combustível duplo) e a pergunta a que visa responder é: qual razão entre os preços de etanol e gasolina faz com que seja mais econômico abastecer o carro flex com um ou outro combustível? Para responder a essa pergunta, utilizamos como metodologia a Modelagem Matemática da forma que é proposta por Bassanezi (2006) e, com isso, desenvolvemos uma expressão matemática com a qual o leitor pode utilizar os dados do consumo de combustíveis do seu veículo e responder à pergunta. Ao longo do texto, também se encontram duas expressões que possuem o mesmo intuito da anterior, mas utilizam os valores médios do consumo de combustível dos veículos mais emplacados de abril de 2019. Além disso, comparamos os preços de etanol e gasolina de julho de 2001 até abril de 2019 para identificarmos os períodos nos quais foi mais vantajoso utilizar um ou outro combustível, do ponto de vista monetário. Com base nos modelos obtidos, são apresentadas sugestões de aplicações do mesmo em sala de aula.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.