A DIVERSIDADE CULTURAL DENTRO E FORA DOS MUROS DA ESCOLA
Resumo
RESUMO:
Relatamos aqui algumas experiências relacionadas ao projeto desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública paulistana que versa sobre a diversidade cultural e apresentamos também sua influência para o desenvolvimento dos alunos enquanto sujeitos em formação social. Desenvolvemos as atividades partindo da análise da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, sob a perspectiva teórica de Bakhtin (1997), Todorov (2006), Voloshinov (2013), Foucault (1987) e com encaminhamentos baseados em Freire (1993) e Libâneo (2003), juntamente com as orientações constantes dos PCNs e de outros documentos legais.
Palavras-chave: PIBID Letras IFSP. Diversidade Cultural. Ensino de Língua Portuguesa.
Referências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BAKHTIN, M., Estética da Criação Verbal, Trad. Pereira G. Galvão M.E., São Paulo, Martins Fontes, 1997.
BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL, Parâmetros curriculares nacionais: 2. Língua Portuguesa, Brasília, 1997
BOURDOUKAN, apud Cadernos da EJA – Diversidades e trabalho. 2007, p. 26 e 27
FREIRE, PAULO, Política e Educação, Ensaios,5ª Edição, Coleção Questões da nossa época, v. 23, São Paulo, Cortez,1993.
FOUCAULT, MICHEL, Vigiar e Punir, 27ª Edição. Editora Vozes, 1987.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da Escola Pública – A pedagogia crítico-social dos conteúdos. 19ª Edição, Coleção Educar – Edições Loyola, São Paulo,2003.
RAMOS, GRACILIANO, Vidas Secas. Edição 100ª. Editora Record, 2006.
TODOROV, TZVETAN, As Estruturas Narrativas (1939), Trad. Perrone-Moisés Leila, Debates, 14. São Paulo, Perspectiva, 2006.
VOLOCHINOV, V. N., A construção da enunciação e outros ensaios. A palavra na vida e na poesia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013, 273p.