INVESTIGAÇÃO DAS DIMENSÕES PESSOAL E INTERPESSOAL DAS VIVÊNCIAS ACADÊMICAS EM LICENCIANDOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO, CÂMPUS SÃO PAULO E SUA RELAÇÃO COM O ÍNDICE DE RENDIMENTO ACADÊMICO
Resumo
As recentes políticas de democratização do ensino brasileiro facilitaram o acesso à educação superior quando comparadas a períodos anteriores. Todavia, a permanência e a conclusão de tais cursos continuam sendo desafiadoras. É importante considerar as dificuldades de adaptação de jovens à educação superior para compreender quais exigências sociais causam impactos negativos na vida acadêmica. O objetivo deste estudo foi compreender como as dimensões Pessoal e Interpessoal das Vivências Acadêmicas estão relacionadas ao rendimento de licenciandos em Biologia, Física e Química do IFSP-SPO. Para tanto, foi utilizado o Questionário de Vivências Acadêmicas reduzido (QVA – r) em uma amostra que contou com 100 participantes. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente através do coeficiente Alfa de Cronbach. Como resultado, o valor do alfa para o bloco Pessoal encontrou-se próximo ao verificado na literatura, com respostas mais homogêneas. Quanto à dimensão Interpessoal, o valor do alfa mostrou-se abaixo daquele obtido pelos estudos de referência, em decorrência da maior heterogeneidade nas respostas dadas refletida na diversidade de percepções entre os participantes. Em associação aos dados do QVA-r, foram utilizados os valores do Índice de Rendimento Acadêmico dos respondentes a fim de correlacionar essas variantes. Nesse sentido, não foi possível detectar correlação significativa, o que pode ser explicado pela natureza do grupo amostral. Os resultados encontrados podem servir de ponto de partida para estudos posteriores.

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