INVESTIGAÇÃO DAS DIMENSÕES PESSOAL E INTERPESSOAL DAS VIVÊNCIAS ACADÊMICAS EM LICENCIANDOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO, CÂMPUS SÃO PAULO E SUA RELAÇÃO COM O ÍNDICE DE RENDIMENTO ACADÊMICO

  • Alice Freitas Laurindo
  • Luiz Felipe Mania
  • Caroline Arantes Magalhães IFSP

Resumo

As recentes políticas de democratização do ensino brasileiro facilitaram o acesso à educação superior quando comparadas a períodos anteriores. Todavia, a permanência e a conclusão de tais cursos continuam sendo desafiadoras. É importante considerar as dificuldades de adaptação de jovens à educação superior para compreender quais exigências sociais causam impactos negativos na vida acadêmica. O objetivo deste estudo foi compreender como as dimensões Pessoal e Interpessoal das Vivências Acadêmicas estão relacionadas ao rendimento de licenciandos em Biologia, Física e Química do IFSP-SPO. Para tanto, foi utilizado o Questionário de Vivências Acadêmicas reduzido (QVA – r) em uma amostra que contou com 100 participantes. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente através do coeficiente Alfa de Cronbach. Como resultado, o valor do alfa para o bloco Pessoal encontrou-se próximo ao verificado na literatura, com respostas mais homogêneas. Quanto à dimensão Interpessoal, o valor do alfa mostrou-se abaixo daquele obtido pelos estudos de referência, em decorrência da maior heterogeneidade nas respostas dadas refletida na diversidade de percepções entre os participantes. Em associação aos dados do QVA-r, foram utilizados os valores do Índice de Rendimento Acadêmico dos respondentes a fim de correlacionar essas variantes. Nesse sentido, não foi possível detectar correlação significativa, o que pode ser explicado pela natureza do grupo amostral. Os resultados encontrados podem servir de ponto de partida para estudos posteriores.

Biografia do Autor

Alice Freitas Laurindo

Graduada em Licenciatura em Biologia

IFSP/ Câmpus Sã Paulo

Luiz Felipe Mania

Docente da área de Biologia

IFSP/ Câmpus Sã Paulo

Caroline Arantes Magalhães, IFSP
Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Doutoranda em Educação: História Política e Sociedade (EHPS/ PUC-SP); Mestre em Microbiologia pelo ICB-USP, com ênfase em Bacteriologia, graduada em Ciencias Biologicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Publicado
2020-12-10
Seção
Artigo TCC