A UTILIZAÇÃO DA HIDROXIAPATITA COMO BIOMATERIAL E EM PROCESSOS DE REVESTIMENTO: LEVANTAMENTO SOBRE A APLICAÇÃO DE CHA, SPRAY DE PLASMA DE HA E LIGAS DE NÍQUEL-TITÂNIO
Resumo
O presente trabalho objetiva apresentar alguns dos estudos existentes acerca do uso da hidroxiapatita (HA) como biomaterial. A coleta do material para a realização desta pesquisa foi feita pelo método de estudo exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica, identificando as principais características, propriedades e aplicações da hidroxiapatita (HA). A partir do levantamento realizado, constatou-se que essa biocerâmica apresenta boas propriedades, como a osteocondutividade, a biocompatibilidade e a bioatividade. Estas propriedades favorecem a formação de uma hidroxiapatita carbonatada (CHA) e possibilitam a aplicação da hidroxiapatita (HA) como revestimento de biomateriais (tais como ligas de níquel titânio) por meio de diferentes métodos, entre eles o spray de plasma, considerado inviável por seu elevado custo.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.