LEVANTAMENTO, COLETA, ORGANIZAÇÃO, PROCESSAMENTO E ANÁLISE DE INFORMAÇÕES SOBRE ESTUDANTES EVADIDOS DOS CURSOS DO IFSP PARA FINS DE GESTÃO EDUCACIONAL
Resumo
Atualmente, o acompanhamento de alunos evadidos é uma ferramenta essencial na construção de indicadores para as instituições de ensino. Os indicadores gerados a partir desse acompanhamento podem ser utilizados para avaliar a qualidade dos cursos oferecidos e aprimorá-los. Entretanto, esta atividade não é fácil, pois exige a construção/manutenção de portais para cadastro de alunos evadidos e a realização de pesquisas por meio de formulários. O uso destes recursos, de modo isolado, tem um efeito limitado porque precisa que os evadidos forneçam dados. Desta forma, este projeto visa criar, com a linguagem de programação R e utilizando o ambiente de desenvolvimento integrado RStudio, um sistema de coleta, organização, processamento e análise de informações públicas da rede social profissional LinkedIn sobre estudantes evadidos do IFSP – Câmpus Salto para fins de gestão educacional. O sistema foi utilizado para coletar dados dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Gestão da Produção Industrial (GPI) do Câmpus Salto.

Todos os trabalhos publicados na REGRASP estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à REGRASP como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.